Sessão Especial Observatório das Metrópoles no XVIII ENANPUR 2019

Ocorreu no dia 30 de maio, no âmbito do XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), a sessão especial promovida pelo Observatório das Metrópoles.

Intitulada “A Metrópole e o Direito à Cidade na Inflexão Ultraliberal da Ordem Urbana Brasileira: Desafios do Desenvolvimento e da Governança no Capitalismo“, a atividade previa cinco intervenções, conforme programação abaixo:

  • Inflexão ultraliberal, financeirização e transformações na ordem urbana das metrópoles (Luiz César de Queiroz Ribeiro – IPPUR/UFRJ)
  • Dimensão regional da reestruturação econômica das metrópoles (Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR-UFRN)
  • Metropolização e megarregião (Sandra Lencioni – FFLCH-USP)
  • Sistema-mundo, América Latina e metropolização (Carlos Eduardo Martins – PEPI-UFRJ)
  • Classes, conflitos e novas Insurgências Orlando Alves dos Santos Junior – IPPUR-UFRJ)

Entretanto, no mesmo dia e horário estava prevista a manifestação em defesa da educação na cidade de Natal, local do evento. Após consulta aos presentes, os coordenadores da sessão especial, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Maria do Livramento Clementino, optaram por manter apenas a intervenção do prof. Carlos Eduardo Martins, convidado especial da sessão, e encerrar a atividade mais cedo.

Professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC),  Martins falou sobre o ressurgimento da extrema direita em reação à competição globalizadora e a busca desse grupo pela reestruturação do imperialismo internacional. Falando sobre o Brasil, Martins argumentou que o desenvolvimento nacional está cheque diante do brutal processo de desindustrialização e que a superexploração do trabalho mina a perspectiva de futuro, especialmente para os mais jovens.

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, organizou no formato de texto o conteúdo de sua intervenção. Intitulado “As metrópoles no atual padrão rentista do capitalismo”, o documento está disponível para consulta, CLIQUE AQUI.

Confira também o vídeo abaixo, onde Ribeiro fala a importância do evento e a ampla participação do Observatório das Metrópoles.

 

Tags: , , , , , , , ,