Seminário Oxfam Brasil: Nós e as desigualdades

A grande maioria dos brasileiros (86%) acredita que o progresso do Brasil está diretamente ligado à redução da desigualdade econômica entre ricos e pobres, e 94% concordam que o imposto pago deve ser usado para beneficiar os mais pobres do país. Além disso, 77% dos brasileiros afirmam que defendem o aumento de impostos para as pessoas muito ricas para financiar políticas sociais. Esses são alguns dos resultados da segunda edição da pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha, divulgados nesta segunda-feira (8/4) – a primeira edição da pesquisa foi em 2017.

Os resultados serão debatidos junto a especialistas no seminário “Nós e as Desigualdades” no Teatro Tucarena, dia 09 de Abril, das 13h30 às 19h00, em dois painéis.

Em sua segunda edição, a Oxfam Brasil lança em parceria com o Instituto DataFolha uma pesquisa de opinião pública nacional sobre como pensam os brasileiros e brasileiras sobre diversos aspectos relacionados às desigualdades, mobilidade social e políticas públicas – em especial tributação e gastos.

Confira a programação:

Boas-vindas e apresentação da pesquisa

Painel 1: As desigualdades no imaginário brasileiro
Debate sobre o imaginário brasileiro e as desigualdades. Como elas são percebidas no Brasil? O que orienta as construções de status na sociedade? Como as discriminações de gênero e raça contribuem para essas construções? O objetivo principal do painel é discutir formas de enfrentar as desigualdades tocando o imaginário das pessoas.
Painel 2: Políticas públicas para redução de desigualdades
Brasileiros querem um país mais justo. Demonstrações disso estão colocadas na Constituição Federal, e em reiteradas pesquisas de opinião. No entanto, desde a abertura democrática, progredimos menos do que almejamos em redução de desigualdades, estagnando em alguns momentos. O painel confrontará as políticas consagradas em termos de redução de desigualdades com as expectativas da população. Quais são as políticas públicas com maior impacto na redução de desigualdades? O que precisamos para expandi-las? O objetivo principal é discutir como avançar em políticas considerando as opiniões dos brasileiros sobre estes temas.
CLIQUE AQUI para realizar a sua inscrição no evento.
 

Tags: , , ,