Salvador

Em 2003 o núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles se inseriu na rede de pesquisa do Observatório, com a reunião de três pesquisadores seniores vinculados a unidades de larga tradição na produção de análises sobre a realidade regional e nacional: o Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades – CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, o Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais – LCAD e o Laboratório de Habitação – LabHabitar, estes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Formou-se, assim, um núcleo interdisciplinar reunindo especialistas nas área de população, condições ocupacionais, espaço urbano, geografia e geoprocessamento, que começou a trabalhar na preparação de dados censitários e em outras atividades associadas ao projeto nacional do Observatório.

Em 2003 o núcleo baiano apresentou um projeto ao  edital PRONEX da FAPESB, e sua aprovação lhe permitiu efetuar um amplo conjunto de estudos sobre as condições econômicas, populacionais, sociais e urbanas de Salvador e dos municípios que compõem a sua região metropolitana, com base principalmente nos micro-dados dos Censo de 1991 e 2000. Posteriormente, foram efetuados estudos comparativos entre a realidade de Salvador e de outras regiões metropolitanas brasileiras, tanto a partir dos Censos como de tabulações especiais das PNADs e da PED, dando origem a diversos textos e publicações.

Em 2011 novo projeto PRONEX consolidou o grupo que agregou pesquisadores da Universidade Católica de Salvador – UCSal e ampliou sua perspectiva interdisciplinar. Os resultados de seus estudos e pesquisas analisam aspectos como a dinâmica demográfica, a segregação socioespacial, os problemas habitacionais e ocupacionais, a persistência da pobreza e a mercantilização crescente do desenvolvimento e da vida urbana, com impactos no cotidiano e na qualidade de vida da população de Salvador e sua região metropolitana.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFBA;
  • Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades – CRH/UFBA;
  • Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais – LCAD/UFBA;
  • Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – PPEC/UFBA;
  • Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social/UCSal;
  • Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania/UCSal;

PUBLICAÇÕES

Salvador: transformações na ordem urbana

 

COORDENADOR REGIONAL

Inaiá Maria Moreira de Carvalho
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS 

PESQUISADORES ASSOCIADOS 

  • Cláudia Monteiro Fernandes
  • Laila Nazem Mourad
  • Maina Pirajá Silva