Rio de Janeiro

Observatório das Metrópoles – Núcleo Rio de Janeiro, então intitulado Observatório de Políticas Urbanas e Gestão Municipal, tem a sua origem em 1992, com o convênio de parceria firmado entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e a Federação dos Órgãos para a Assistência Social e Educacional – FASE, para o qual contamos com o apoio da Fundação Ford no desenvolvimento da pesquisa “Questão Urbana, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas. Avaliação do Programa Nacional da Reforma Urbana”. Nesta pesquisa pudemos examinar os modelos de gestão urbana traduzida na nova institucionalidade dos municípios após a Constituição Federal de 1988.

Posteriormente, com o apoio do Banco Mundial, desenvolvemos o projeto “Avaliação da Conjuntura Social e do Desempenho das Políticas Públicas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, cujo objetivo principal foi analisar as transformações do quadro de carência e desigualdades sociais na RMRJ ao longo da década de 80, com base nos dados espacialmente desagregados das PNAD’s. A sua execução permitiu-nos experimentar o uso da metodologia da tipologia socioespacial e aprofundar a experiência de construção, uso e difusão de técnicas de indicadores sociais para análise das desigualdades intrametropolitanas.

A partir de 1996 desenvolvemos o projeto “Impactos Metropolitanos da Política de Ajuste e da Reestruturação: o caso do Rio de Janeiro”, como parte do Programa de Ação Social instituído pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Financiadora Nacional de Projeto – FINEP/ Chamada 5, cujo escopo foi ampliado para São Paulo e Belo Horizonte em 1997, incorporando ao Observatório novos parceiros para o desenvolvimento do projeto “Metrópoles, Desigualdades Socioespaciais e Governança Urbana: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte” inserido no PRONEX/CNPq.

Atualmente, integram o Observatório das Metrópoles – Núcleo Rio de Janeiro professores, pesquisadores e técnicos das seguintes instituições, além do IPPUR/UFRJ: Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB/UFRJ, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – PPCIS do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. A escolha das instituições e pesquisadores que passaram a integrar o Observatório não é fortuita e ocasional, mas fruto da convergência temática, competências complementares e perspectivas similares quanto à utilização dos resultados de pesquisa.

 

Publicação

Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana

 

Instituições integrantes 

  • Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/ UFRJ (coordenadora)
  • Programa de Pós-graduação em Urbanismo -PROURB/UFRJ
  • Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPCIS/IFCH/UERJ
  • Centro de Ciências do Homem, no Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado, da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro
  • Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ
  • Departamento de Educação da PUC/RJ
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Coordenador Regional

Dr. Marcelo Gomes Ribeiro
CNPQ

Pesquisadores Principais

Pesquisadores Associados

  • Dr. Juciano Martins Rodrigues
  • Dra. Érica Tavares da Silva
  • Dr. Samuel Thomas Jaenisch
  • Dr. Erick Omena
  • Dr. Humberto Mezza