Revitalização de áreas portuárias e transformações nos arranjos de  governança urbana: o caso do porto de Londres

Sue Brownill (Universidade de Oxford Brookes). Crédito: Sul21/Reprodução

O INCT Observatório das Metrópoles convida para a palestra da professora Sue Brownill, coordenadora do programa de doutorado em Planejamento Urbano da Universidade de Oxford Brookes, que abordará a revitalização da zona portuária de Londres, considerado um dos maiores projetos de transformação urbana já ocorridos na Europa ocidental.

A palestra acontece nesta quinta-feira (9 de agosto), às 10h, na Tenda COPPE (entre os blocos F e G) no Centro de Tecnologia da UFRJ, Campus Fundão.

Haverá tradução simultânea.

A palestra da profª Sue Brownill faz parte de um conjunto de atividades que a Rede INCT Observatório das Metrópoles está desenvolvendo para debater o tema dos regimes urbanos, entendido a existência de ações coordenadas entre grandes grupos econômicos crescentemente financeirizados e os vários níveis de governo em torno de relevantes e complexos projetos urbanos, expressando a existência de padrões de governança urbana, ao menos no que diz respeito às interações entre atores públicos e atores do mercado.

O CASO DO PORTO DE LONDRES

A revitalização da zona portuária de Londres tem sido descrita como um dos maiores projetos de transformação urbana já ocorridos na Europa ocidental. Nesta palestra, a professora Sue Brownill, coordenadora do programa de doutorado em Planejamento Urbano da Universidade de Oxford Brookes, examinará criticamente tal experiência, focando em questões relacionadas às consequências de processos de revitalização capitaneados por agentes de mercado e suas coalizões, sobretudo através da utilização de políticas públicas urbanas, bem como na análise das respostas articuladas por comunidades afetadas e movimentos sociais na forma de propostas alternativas de planejamento e participação popular.

Sue Brownill é professora e coordenadora do programa de doutorado em Planejamento Urbano da Universidade de Oxford Brookes. Tendo como principal interesse de pesquisa as formas de interação de comunidades com os sistemas de planjeamento urbano na condução de projetos de revitalização, Sue Brownill desenvolveu uma série de estudos sobre as transformações ocorridas na zona portuária de Londres ao longo das últimas décadas. Mais recentemente, ela tem expandido tais reflexões para também tratar dos ditos processos de revitalização portuária desenrolados no Rio de Janeiro, no contexto da preparação da cidade para os megaeventos esportivos.

Data e horário: 09/08/2018, às 10:00 h.

Local: Tenda COPPE(entre blocos F e G) Centro de Tecnologia – UFRJ Campus Fundão

 

Tags: , , , , ,