Revista e-metropolis n° 37: há alternativas para a política habitacional?

Já está disponível o número 37 da revista eletrônica de estudos urbanos e regionais e-metropolis! Publicada trimestralmente, a revista eletrônica é editada por uma equipe de professores e pesquisadores e tem como objetivo suscitar o debate e incentivar a importância da difusão e divulgação científica do campo dos estudos urbanos e regionais. A e-metropolis é vinculada à rede interinstitucional do Observatório das Metrópoles.

Alternativas possíveis para as políticas habitacionais é o tema do artigo de capa escrito por Denise Morado. Com o título Moradia: é possível pensar em alternativas?, o texto aborda o modelo de propriedade privada vigente em praticamente todos os programas habitacionais públicos e às possibilidades de mudança, a partir da atuação dos movimentos de luta por moradia. Clique aqui para acessar o artigo.

João Sette Whitaker é o entrevistado desta edição, trazendo um relato sobre sua visão acerca do trabalho como secretário de Habitação de São Paulo. Confira a entrevista A política habitacional e a agenda urbana no Brasil: caminhos para reflexão.

Na resenha O som do silêncio em cárceres dos regimes totalitários: o caso uruguaio, Vivian Pizzinga e Andréa Rodrigues escrevem sobre o filme Uma noite de doze anos. A e-metropolis também apresenta a seção especial A cidade onde envelheço, escrita por Rachel Tegon de Pinho e o ensaio fotográfico de Gabriela Viana, Thais de Almeida e Thiago Morandi, intitulado Cidade (in)sustestável.

Na seção de artigos, a publicação ainda conta com A geração de cidades nas Alagoas: da complexidade genética às emancipações políticas, de Paulo Rogério de Freitas; O migrante na cidade do Rio de Janeiro: uma discussão necessária, de Isis do Mar Marques Martins; em coautoria, Lucas Barata Wingler e Eneida Maria Souza Mendonça escrevem o artigo Grande Vitória e a gestão metropolitana: percepções críticas e desafios à luz do Estatuto das Metrópoles e Luciana Alencar Ximenes discorre sobre Os vazios das grandes estruturas: um olhar sobre o Parque Madureira.

CLIQUE AQUI para conferir a revista completa.

 

 

Tags: , , ,