Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

O INCT Observatório das Metrópoles divulga o lançamento da nova edição da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), v.20 n.1 (Jan-Abril de 2018). A RBEUR é uma publicação da ANPUR, editada desde 1999.

Um dos destaques desta primeira edição de 2018 é o artigo “Canaã dos Carajás: um laboratório sobre as circunstâncias da urbanização, na periferia global e no alvorecer do século XXI”, que conta com a colaboração da professora Ana Cláudia Duarte Cardoso (UFPA/Núcleo Belém do Observatório das Metrópoles).

Esse trabalho aborda o processo de crescimento urbano de Canaã dos Carajás, jovem

cidade amazônica. A análise é estruturada dialeticamente segundo a interpretação lefebvriana de níveis da realidade social. O nível global captura o impacto de atividades capital-intensivas (mineração, pecuária e monocultura) na conexão entre o local de produção e o mercado global; o nível misto explica como a urbanização inspirada em processos globais foi mediada por grupos sociais locais; e o nível local revela como pontos cegos na compreensão dos processos em curso comprometem o fortalecimento da diversidade e levam à exclusão dos grupos sociais que mais dependem da terra e da natureza viva.

RBEUR

A RBEUR tem por objetivo ser um veículo institucional de comunicação e difusão da produção no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais, guardando a diversidade temática característica da ANPUR e pautando-se pelo estímulo à diversidade de pensamento e pela exigência de originalidade, rigor e excelência nos textos publicados. O conteúdo da RBEUR se dirige a um público multidisciplinar de professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e profissionais do campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais.

Acesse a nova edição no site da ANPUR.

 

Tags: ,