Reurbanização Sociedade Barracão

Reurbanização Sociedade Barracão

A Rede INCT Observatório das Metrópoles divulga a campanha do Coletivo Trena para Reurbanização da Sociedade Barracão, em Curitiba, para que possam viver o direito à moradia digna, com o projeto de área coletiva. Para a Reurbanização da Sociedade Barracão, os integrantes do Coletivo Trena trabalharam em conjunto para desenhar a área comum e estam lutando para levantar fundos para a execução do projeto.

O PROJETO

Doze famílias em um bairro periférico de Curitiba. O ofício dos moradores? Coletar e separar os materiais recicláveis que usamos no nosso dia a dia. Com pouca ajuda do poder público, vivem com humildade e muita garra para dar o melhor para seus filhos. São construtores de sonhos. Ouvimos muito falar do sonho de moradia digna.

Conhecemos a Sociedade Barracão por meio da Terra de Direitos. Quando entramos em contato com a comunidade, vimos que os moradores tinham várias necessidades relacionadas à área de arquitetura, urbanismo e engenharia. Não hesitamos em desenvolver com eles o nosso primeiro projeto, Reurbanização da Sociedade Barracão.

Desde 1999 os moradores ocupam o espaço de uma fábrica falida no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR). Em 2013, a comunidade recebeu parecer favorável na ação de usucapião especial coletivo. Para garantir aos moradores a moradia digna o direito à cidade, cinco organizações se uniram: a organização de direitos humanos Terra de Direitos, o Centro de Formação Urbano e Rural Irmã Araújo – Cefuria, o Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Senge-PR, o Setor Jovem do sindicatos dos engenheiros do Paraná – Senge Jovem e nós, Coletivo Trena, que atuamos por meio da assistência técnica na área de arquitetura, urbanismo e engenharia. Cada organização atua dentro da sua área para melhorar a condição de moradia das famílias e consequentemente as áreas públicas do entorno. Para isso a Sociedade Barracão precisa da sua ajuda!

Sem área de lazer para as crianças, os pequenos brincam na rua improvisada do loteamento, com entulhos que encontram e transformam em brinquedos. Além disso, como a área fica próxima ao Rio Belém, os moradores sofrem com as frequentes enchentes. Com a aplicação do projeto, ajudaremos muitas famílias a conquistar seu espaço de moradia com boas condições de acessibilidade e salubridade.

Para a Reurbanização da Sociedade Barracão, os integrantes do Coletivo Trena trabalharam em conjunto para desenhar a área comum e estamos lutando para levantar fundos para a execução do projeto. Foram desenhadas cercas para que cada lote seja corretamente demarcado; foi identificada a necessidade de elevar as casas; foi proposto o novo calçamento do entorno e a criação da rua interna com concregrama para melhor absorção da água. O projeto final da área comum foi apresentado depois de diversas reuniões com as lideranças e com os moradores, que tiveram voz ativa em todo o projeto da área.

Veja o projeto que você vai ajudar a tornar realidade:

Acesse o site do Catarse e conheça o projeto completo e as recompensas para quem financiar!!

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 29-11-2017 17:24:16

 

Tags: , , ,