Debates: Resistências Afrocentradas

Você sabe o que são ações afirmativas? E o pan-africanismo e o pós-colonialismo? Esses conceitos são importantes para gerar reflexões sobre o que representa o Dia da Consciência Negra nos tempos de hoje. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), através da sua Coordenação de Estudos de Igualdade Racial, abre um espaço para o debate sobre as resistências afrocentradas.

Você sabe o que são ações afirmativas? E o pan-africanismo e o pós-colonialismo?
As ações afirmativas buscam reverter a situação de desigualdade e discriminação a grupos sociais como negros, indígenas e mulheres, reconhecendo que essa condição origina-se da negação histórica dos seus direitos.

O pan-africanismo é um movimento de ideias que defende a união dos povos de todos os países do continente africano na luta contra o colonialismo, o preconceito racial e o legado negativo da submissão.

O pós-colonialismo busca analisar como determinados lugares e pessoas são construídos como subalternos em relação aos que são tidos como superiores.

Esses conceitos são importantes para gerar reflexões sobre o que representa o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) nos tempos de hoje. O Ipea possui uma coordenação de estudos de igualdade de raça e abre um espaço para o debate sobre as resistências afrocentradas.

Confira a programação nos dias 21 e 22 de novembro em Brasília e dia 29 de novembro na unidade do Rio de Janeiro!

 

Tags: , ,

 

Mais Posts em Destaque