Removidos Olímpicos: de Londres para o Rio de Janeiro

Removidos Olímpicos: de Londres para o Rio de Janeiro

Quais as relações entre os Jogos Olímpicos de Londres e os do Rio de Janeiro? Uma delas diz respeito às violações de direitos humanos e às remoções forçadas — fato que comprova o papel dos megaeventos esportivos no processo de reestruturação urbana com a afirmação de privilégios para certas áreas da cidade, e mais a expulsão das classes populares para as regiões periféricas. Nestes dois vídeos, vemos os movimentos de Londres que lutam contra as remoções enviando mensagens de solidariedade para os moradores de Vila Autódromo, que têm travado uma longa luta contra a Prefeitura do Rio por serem vizinhos do Parque Olímpico.

No primeiro vídeo, um morador de Clays Lane (conjunto habitacional que deu lugar a uma área vazia dentro do Parque Olímpico de Londres, ainda a ser ocupada por empreendimentos imobiliários) envia sua mensagem de solidariedade.

E a segunda mensagem foi enviada pelos integrantes do Focus E15, grupo de mulheres que enfrentam a gentrificação nos arredores do Parque Olímpico de Londres.

Os vídeos foram produzidos e dirigidos por Erick Omena e Valentina Ippolito.

Vídeo 1 – Morador de Clays Lane

Vídeo 2 – Integrantes do Focus E15

 

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 10-08-2016 12:47:24

 

Tags: , , , , ,