Projeto 4.2. Fóruns Locais sobre As Metrópoles e o Desenvolvimento Urbano

Objetivo:

Realização de fóruns locais sobre as Metrópoles e o Desenvolvimento Urbano, envolvendo a ampla participação de atores públicos e não-governamentais.

Os Fóruns Locais sobre as Metrópoles serão promovidos pelos diversos núcleos da Rede Observatório.

Metas:

(i) colocar na agenda pública local a questão do desenvolvimento urbano-metropolitano.
(ii) articular um amplo leque de atores locais na discussão dos principais obstáculos e desafios para o desenvolvimento urbano-metropolitano fundado na justiça social e na democracia.
(iii) estabelecer parceria com atores públicos e sociais na realização dos fóruns locais sobre as metrópoles e o desenvolvimento urbano.

Coordenação e responsabilidades:

Os coordenadores dos núcleos do Observatório das Metrópoles:

Lúcia M. Machado Bógus (PUC SP) – coordenadora do Núcleo de São Paulo.
Maria do Livramento Miranda Clementino. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de Planejamento Urbano e Regional. Coordenadora do Núcleo de Natal.
Maria Ângela de Almeida Souza. Professora do Departamento de Arquitetura e do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – coordenadora do Núcleo Recife.
Juliano Pamplona Ximenes Ponte. É professor da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Núcleo Belém.
Marinez V. M. Brandão. Coordenadora do Núcleo da Baixada Santista.
Marcelo Gomes Ribeiro. Professor do IPPUR/UFRJ. Coordenador do Núcleo Rio de Janeiro Alexandre Magno Diniz. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas. Coordenador do Núcleo Belo Horizonte.
Inaiá Maria Moreira de Carvalho. Professor titular da Universidade Católica do Salvador. Coordenadora do Núcleo Salvador.
Rômulo José da Costa Ribeiro. Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Coordenador do Núcleo Brasília.
Paulo Roberto Rodrigues Soares. Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Núcleo Porto Alegre
Maria Clélia Lustosa Costa. Professora da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Núcleo Fortaleza.