Programa Grandes Temas: Consórcio Nordeste

Aprovado em março pelos governadores de nove estados nordestinos, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) possibilita que os estados tenham mais força em negociações financeiras, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas. Neste modelo, por exemplo, os estados envolvidos poderão realizar compras conjuntas com o objetivo de reduzir os custos, assim como trabalhar juntos a venda de produtos.

Rui Costa, governador da Bahia, será o primeiro presidente do consórcio:

É uma grande ferramenta de gestão e compartilhamento de projetos, ideias, apoios mútuos e redução de custos. Uma vez o consórcio formalizado, nós poderemos fazer licitações de itens que forem comuns e assim mudamos o patamar de escala da licitação. Todos sabem que se você quer licitar um item, você consegue um preço. Se vai licitar milhões, consegue outro. Portanto, estamos mudando de escala, multiplicando por nove estados, o que vai reduzir o custo em várias áreas. É uma ferramenta inovadora

Para falar sobre o Consórcio Nordeste, Maria do Livramento Clementino (coordenadora do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles e professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN) foi convidada pelo programa Grandes Temas:

Confira o vídeo, CLIQUE AQUI.

 

Participaram também do debate, Aldemir Freire (Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças), Fernando Mineiro (Secretário de Estado de Gestão de Projetos e Metas) e Janduir Oliveira da Nóbrega (Conselho Regional de Economia do RN).

O programa Grandes Temas é produzido pela Rede TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/TV Brasil) e tem por objetivo debater temas de interesse social todas às segundas-feiras, às 20:30, ao vivo. O programa conta com a participação de especialistas e dispõe de um espaço interativo aberto à população por meio da transmissão ao vivo no Facebook.

 

Tags: , , , ,