Oficina Polaridades/Centralidades e Mobilidade Sustentável – Projeto Salvador 500: visões de futuro

A oficina temática Polaridades/Centralidades e Mobilidade Sustentável, realizada do dia 17 de julho na Faculdade de Arquitetura da UFBA, integra o projeto Salvador 500: visões de futuro. Participaram do painel que deu início à discussão os pesquisadores do Núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles, Gilberto Corso, Graça Gondim e Juan Delgado.

Os participantes da oficina foram pesquisadores, técnicos da Prefeitura Municipal de Salvador, representantes de movimentos sociais, conselheiros do Conselho Municipal de Salvador.

As apresentações do painel trataram da evolução territorial de Salvador, a definição de centralidades no planejamento municipal, o cenário tendencial que se desenha num futuro próximo que tem como elementos a perspectiva do aumento da frota veicular, uma fraca coordenação do poder público do uso e ocupação do solo metropolitano, um contexto político institucional em que prevalece um “urbanismo de projetos” setoriais e desarticulados e um processo de expansão coordenado pelo mercado que resulta na dispersão urbana nas franjas da metrópole e em uma verticalização com pouco controle nas áreas mais centrais.

O debate que se seguiu teve intervenções de representantes dos movimentos sociais que abordaram temas como a ponte Salvador – Itaparica; o trem do subúrbio; a falta de integração de áreas populares com a rede de transporte; segregação espacial. Técnicos abordaram como temas a serem estudados a “uberização” do transporte; (falta de) governança institucional; possibilidade de transporte hidroviário; grande volume de recursos destinados à obras viárias voltadas para o transporte individual motorizado em contraste com o volume para transporte coletivo e infraestrutura que favoreça a mobilidade ativa.

O projeto Salvador 500: visões de futuro pretende enfrentar uma questão aparentemente simples: qual será o futuro possível de Salvador se forem mantidas as atuais tendências demográficas, sociais, econômicas, e de desenvolvimento espacial?

Saiba mais sobre o projeto em: https://salvadorvisoesdefuturo.net/ 

 

Tags: , , , , ,