Skip to main content

Ocupações e Assentamentos em Porto Alegre

O TVE Repórter produziu o programa “Ocupações e Assentamentos em Porto Alegre”, que mostra as formas de organização e resistência das ocupações urbanas na capital do Rio Grande do Sul, entre elas a Lanceiros Negros, a Mirabal, a Recanto da Alegria e o Assentamento Utopia e Luta. O programa conta com depoimentos de pesquisadores vinculados ao Núcleo Porto Alegre da Rede INCT Observatório das Metrópoles, que analisam questões como direito à moradia e cidadania no contexto das políticas públicas urbanas.

O Observatório das Metrópoles vem apoiando as lutas dos movimentos sociais e ocupações urbanas em Porto Alegre em um contexto de retrocessos por parte do Estado brasileiro, no qual direitos que foram conquistados na Constituição e na legislação — como o Estatuto da Cidade — são absolutamente desprezados e não implementados. Um exemplo ocorreu na noite de 14 de junho de 2017 com cenas de guerra em Porto Alegre, durante a expulsão de 70 famílias da Ocupação Lanceiros Negros, que viviam em um prédio público no centro da cidade. A ação truculenta da Polícia Militar ocorreu com autorização da Justiça, após o pedido do governador José Ivo Sartori (PMDB) de reintegração de posse do prédio — o qual estava abandonado há 10 anos.

O programa do TVE Repórter vem ilustrar por meio de um registro audiovisual as várias vozes envolvidas nessas lutas urbanas, percorrendo as ocupações e escutando os moradores que estão buscando uma vida melhor a partir da efetivação do seu direito à moradia.

Veja o vídeo abaixo ou no link.

Leia também:

Qual Lei Será Cumprida? A Ocupação Lanceiros Negros E O Futuro Das Ocupações Pelo Direito À Moradia

Manifesto de Solidariedade à Ocupação Lanceiros Negros

Ato de Resistência Ocupação Mulheres de Mirabal