O eterno retorno: eleições municipais para presidente no Brasil

A Editora Letra Capital convida para o lançamento do livro “O Eterno Retorno: eleições municipais para presidente no Brasil (1988-2014), de Antônio C. Alkmin, que acontece nesta quinta-feira (9 de agosto), às 18h, no Centro Cultural da Justiça Federal no Centro do Rio de Janeiro. O trabalho representa um esforço de compreender o Brasil em dois sentidos: 1) na dimensão da estrutura econômica e social; e 2) na dimensão eleitoral, a partir da análise das eleições presidenciais de 1989 até 2014, processo que aponta para uma relativa inércia estrutural.

O livro “O Eterno Retorno: eleições municipais para presidente no Brasil (1988-2014) é resultado da pesquisa de pós-doutorado que o pesquisador Antônio C. Alkmin (IBGE) realizou no âmbito da Rede INCT Observatório das Metrópoles e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

Segundo Alkmin, o livro busca compreender o Brasil em dois sentidos:

Primeiro, considerando a inércia histórica que faz com que o país não atinja a magnitude para ele esperada, do ponto de vista da sua estrutura econômica e social. Daí uma permanência que é herança colonial e que avança alcançando a república desde seu momento inicial.

A outra dimensão eleitoral, vista sob a perspectiva das eleições presidenciais de 1989 até 2014, mostra que por trás desde pano de fundo da relativa inércia estrutural, o país ainda enfrenta problemas que vão desde a participação dos seus cidadãos, até uma conjuntura que expôs dois ciclos com dois respectivos campos políticos: o PSDB e o PT. Partidos com perfis socioespaciais distintos e crescente polarização.

A inércia estrutural e os ciclos eleitorais que mostram territorialidades distintas, constituem a resultante desta análise.

 

Tags: , , ,