Nova Biblioteca Digital do Observatório das Metrópoles — 100 livros para download

Em mais uma ação comemorativa dos seus 20 anos de história (1998-2018), o INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento sua nova Biblioteca Digital com o objetivo de dar continuidade à sua política de difusão científica com o compartilhamento amplo e gratuito de toda a sua produção de conhecimento. As publicações fazem parte da trajetória da rede de pesquisa e o seu compromisso com o desenvolvimento metropolitano brasileiro, especialmente os resultados do período 2009-2018 no qual o Observatório passou a integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq/MCT&I). Como novo visual gráfico, a Biblioteca Digital disponibiliza mais de 100 livros para download gratuito aos leitores interessados pela temática urbano e metropolitana do Brasil.

Desde 2009, o Observatório integra o Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) e busca ser uma rede plurinstitucional e pluridisciplinar que procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a missão social de realizar e promover atividades que possam influenciar as decisões dos atores que atuam no campo da política pública, tanto na esfera do governo, como da sociedade civil.

Ao longo da sua trajetória a Rede Observatório das Metrópoles já publicou cerca de 180 livros, resultado dos seus esforços para fortalecer os estudos metropolitanos e o debate sobre o papel das metrópoles brasileiras para o desenvolvimento nacional. Nos últimos anos a nossa rede vem reforçando sua política de difusão científica, compartilhando suas publicações em formato PDF ou E-BOOK para o público geral.

Agora os nossos leitores poderão acessar todos os livros publicados por meio da nova biblioteca digital. Como a a Coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana” – que oferece a análise mais completa sobre a evolução urbana do país, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional. 

Esta série mostra o compromisso e o esforço dos pesquisadores do Observatório para a produção de conhecimento científico em rede relacionado ao planejamento urbano e áreas afins: são 14 livros, 169 capítulos e cerca de 270 autores das mais variadas áreas do saber analisando as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil no período 1980-2010, a partir de temas como organização social do território, demografia, rede urbana, dinâmicas de metropolização, moradia, mobilidade urbana, governança metropolitana, bem-estar urbano, entre outros.

A nova biblioteca também disponibiliza livros do projeto “Metropolização e Megaeventos”; clássicos da trajetória da Rede Observatório – do período 1995-2010; Coleção Teses & Dissertações; e a Coleção Conjuntura Urbana.

Acesse no link a nova Biblioteca Digital do Observatório das Metrópoles.

 

Tags: , , ,