A Metrópole em Questão: desafios da transição urbana

Nesta resenha para a Revista Cadernos CRH (UFBA), o professor Marcelo Gomes Ribeiro apresenta os resultados do livro “A Metrópole em Questão: desafios da transição urbana”. Segundo o texto, passados mais de três décadas, tendo em vista as transformações ocorridas no Brasil no período de 1980 a 2010, a publicação não apenas reconstitui a discussão e as formulações teórico-interpretativas daquele momento, como procura compreender a metrópole hoje, sua ordem urbana, dentro do quadro de transições demográficas, econômicas, políticas e sociais experimentados pelo país.

O livro “A Metrópole em Questão” foi lançado pelo INCT Observatório das Metrópoles em 2017. De autoria do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro,  a obra oferece uma contribuição fundamental para entender as transformações contemporâneas vividas pelas cidades e metrópoles brasileiras, a partir de uma síntese interpretativa da transição urbana do Brasil no período 1980-2010. Além disso, o livro contribui para a identificação dos grandes desafios que temos pela frente, e sugere caminhos possíveis como a geração de processos democráticos de planejamento urbano capazes de reverter desigualdades sociais que marcam as cidades brasileiras.

O livro é constituído por um conjunto de artigos do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro que sintetiza sua reflexão crítica a respeito da transição urbana brasileira nos últimos trinta anos (1980-2010). E também expressa parte da produção científica da Rede Observatório das Metrópoles relativa ao período 2009-2015 a partir do qual passou a integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq).

“A temática urbana-metropolitana está no centro da questão social brasileira — apesar de não receber a mesma importância na agenda política do país — e deverá estar no centro dos conflitos sociais nos próximos anos”, aponta Luiz Cesar Ribeiro.

Nesta Resenha para a Cadernos CRH (UFBA), o professor Marcelo Gomes Ribeiro, coordenador do Núcleo Rio de Janeiro da Rede INCT Observatório das Metrópoles apresenta os principais pontos da obra “A Metrópole em Questão”.

“Os textos reunidos buscam apresentar uma interpretação abrangente da transição urbana brasileira no período de 1980 a 2010. É abrangente por quatro motivos: primeiro, pela preocupação com a realização de análise histórica, pois a compreensão da metrópole contemporânea requer o entendimento de sua constituição e das mudanças por que ela passou, e isso requereu resgatar a análise do período anterior a 1980 para a compreensão das mudanças nas décadas seguintes; segundo, a interpretação é abrangente metodologicamente porque a análise da metrópole necessita que sejam mobilizadas diversas áreas do conhecimento e variadas temáticas que implicam seu entendimento. Por fim, é abrangente teoricamente, pois, pelos aspectos já mencionados – histórico, metodológico e escalar –, percebe-se a necessidade que teve de articulação de perspectivas teóricas específicas de cada área do conhecimento, sem cair na tentação de ecletismo teórico”.

Leia a resenha completa no site do Cadernos CRH.

 

Para compra do livro “A Metrópole em Questão”, acesse o site da Editora Letra Capital.

 

Tags: , , , ,