Mesas Redondas: O Brasil frente aos desafios do mundo contemporâneo

O Congresso Observatório das Metrópoles Vinte Anos contou com três mesas redondas que buscaram discutir temas ligados ao Brasil contemporâneo e aos desafios impostos pelo cenário político e econômico atual. A composição das mesas procurou articular pesquisadores e pesquisadoras do INCT Observatório das Metrópoles com convidados e convidadas que vêm produzindo reflexões relevantes sobre temas ligados à questão urbana e metropolitana de forma ampla e interdisciplinar.

Crédito: Marcela Kanitz

A mesa do dia 04 de dezembro contou com a presença de Marcelo Gomes Ribeiro (UFRJ), André Singer (USP) e Márcio Pochmann (UNICAMP). O tema proposto para discussão buscou promover uma discussão sobre a estrutura social brasileira, as desigualdades no acesso a serviços e direitos fundamentais, além da questão da exclusão.

 

 

 

Crédito: Marcela Kanitz

A mesa do dia 05 de dezembro contou com a presença de Luciana Lago (UFRJ), Ralquel Rolnik (USP), Michel Misse (UFRJ) e Roberto Kant de Lima (UFF). Os convidados foram desafiados a discutir as relações entra a segregação e a estruturação do espaço metropolitano no Brasil contemporâneo.

 

 

 

Crédito: Marcela Kanitz

A mesa do dia 06 de dezembro contou com a presença de Luciano Fedozzi (UFRGS), Leda Paulani (USP) e Carlos Eduardo Martins (UFRJ). O objetivo foi discutir as lógicas de funcionamento e organização do capital nos tempos atuais, refletindo os processos de acumulação e crescente importância do setor financeiro na economia global.

 

 

 

Todas as mesas foram gravadas e os registros serão disponibilizados pelos canais de divulgação do Observatório das Metrópoles no primeiro semestre de 2019. Assine o nosso canal do Youtube para receber as atualizações.

 

Tags: ,