A luta popular urbana por seus protagonistas: direito à cidade, direitos nas cidades

Via Instituto Pacs

Lançado pela Ong FASE, o livro A luta popular urbana por seus protagonistas: direito à cidade, direitos nas cidades registra um ciclo de encontros, reflexões, percepções e expectativas sobre o ativismo popular urbano contemporâneo no país. Sendo 2018 um ano marcado pelas turbulências políticas no contexto nacional, pela realização da Copa do Mundo e pelo conturbado processo eleitoral brasileiro, o projeto “A luta popular urbana pelo direito à cidade por seus protagonistas: trajetórias e inovações nos territórios de atuação da FASE (RJ, PE e PA)” – que contou com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo – foi uma oportunidade de juntar diferentes movimentos, coletivos, ONGs e organizações parceiras de universidades para “olhar” os sujeitos populares a partir de um levantamento participativo sobre suas “ações”, “práticas” e “narrativas” na atualidade.

Conforme o resumo do livro:

“Não se trata da sistematização (ou de devolução) de uma pesquisa porque a iniciativa não se propôs a isso. Preferimos tratar como um levantamento participativo, dado que tivemos tanto momentos de coleta de informações na internet, como presencialmente através das oficinas realizadas para tal intento. A aposta na realização de um levantamento teve muito a ver com uma perspectiva de continuidade de processos de cartografias sociais que a FASE já vinha desenvolvendo (assim como vários parceiros envolvidos na presente iniciativa). A perspectiva assumida de ser um levantamento em muito se aproximaria das dinâmicas de educação popular presentes em nossas práticas de formação, como também abria o espaço de reflexão a diferentes visões e acúmulos igualmente presentes na diversidade mobilizada de organizações, coletivos e militantes populares urbanos nos estados do Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro”.

O Instituto Pacs colaborou com o livro no capítulo intitulado “A terra ensina a gente a se defender e a vida insiste em viver: construção coletiva de conhecimento desde os territórios”, escrito por Aline Lima e Marina Praça, da coordenação colegiada do Instituto.

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