#livro — O espaço de exceção (Frederico de Holanda)

O professor Frederico de Holanda, integrante do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles, disponibiliza para os leitores o seu livro “O espaço de exceção” em formato digital. A publicação é baseada na tese de doutorado de Holanda, orientada por Bill Hillier e defendida em 1997 na Universidade de Londres. E tendo sido publicada no Brasil em 2002 pela Editora Universidade de Brasília — já com edição esgotada.

Agora o leitor brasileiro tem a oportunidade de acessar, em formato digital aberto, o trabalho do professor Frederico de Holanda que, segundo ele, tem uma dimensão temporal que facilita a sobrevivência: “seu fulcro é uma análise histórica baseada em evidências empíricas de lenta superação. Quanto a Brasília, as ideias desenvolvidas posteriormente a 2002 somam-se às reflexões anteriores, mais que as contradizem”, aponta Holanda.

De acordo com a apresentação do professor Holanda, “O espaço de exceção”  parece despertar a curiosidade ao trazer para a história da arquitetura evidência pouco abordada – como a configuração espacial dos assentamentos hopis, maias, zulus, ashantis. Entretanto, o interesse hodierno na obra reside mais nos aspectos teóricos e metodológicos que nos empíricos: “a visão que o trabalho transmite, libertando a arquitetura de reducionismos indesejados; a relevância da arquitetura para a sociabilidade,  ao incidir na “dança dos corpos” que estamos permanentemente a desempenhar: encontros e esquivanças, visibilidades e ocultações, nossos vultos a desenharem no espaço e no tempo padrões físicos prenhes de implicações sociais – uma face de nosso próprio modo de existir. Sim, a arquitetura importa na constituição das relações de poder – meu foco e minha predileção de pesquisa”, aponta.

O livro ganha agora a segunda edição pela editora (FRBH) e com livre acesso na rede mundial de computadores.

Essa nova edição  é similar à primeira, salvo pequenos ajustes nas ilustrações ou algumas substituições, usufruindo a possibilidade de imagens coloridas.

Acesse, no link a seguir, o livro “O ESPAÇO DE EXCEÇÃO”.

Veja também:

Livro 10 mandamentos da arquitetura (2ª Ed)

E-book Brasília: transformações na ordem urbana

 

Tags: , ,