Livro analisa impactos dos megaeventos em Natal (RN)

Livro analisa impactos dos megaeventos em Natal (RN)

A Rede INCT Observatório das Metrópoles, a partir do projeto nacional “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo 2014 e Olímpiadas 2016”, realizou uma ampla pesquisa sobre os megaeventos no Brasil, em especial sobre os impactos da Copa do Mundo 2014 e seus efeitos nas cidades sedes.

O livro “Metropolização e megaeventos: impactos da Copa do Mundo 2014 em Natal-RN” pretende apresentar, destacar e analisar uma série de dados, informações e referências sobre a Copa do Mundo 2014 na capital do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2007 e 2014.

O objetivo é contribuir para a avaliação dos processos de adequação e reestruturação da cidade do Natal, a partir dos projetos elencados à realização da Copa do Mundo, articulando metodologias quantitativas, mas também análises da conjuntura sobre as políticas urbanas e o contexto local. Espera-se contribuir com o debate sobre os megaeventos, permitindo aos acadêmicos, movimentos sociais, poder público e sociedade em geral dispor de mais elementos na avaliação dos possíveis legados ou dos riscos associados a este tipo de projeto urbano.

Leia abaixo uma pequena introdução ao livro, assinado pelo professor Alexsandro Ferreira C. Silva.

Breves notas teóricas e metodológicas

Alexsandro Ferreira C. Silva

Nos últimos quatro anos (2010-2014), a cidade do Natal – capital do Rio Grande do Norte e polo de uma Região Metropolitana com quase 1,4 milhão de habitantes – enfrentou os impactos decorrentes da execução de obras públicas que alteraram o cotidiano da sua população de diferentes maneiras. O objetivo de tais obras era melhorar a infraestrutura urbana para, assim, recepcionar quatro jogos de futebol da Copa do Mundo em junho de 2014.

Mas Natal não estava sozinha, pois outras onze cidades brasileiras passaram pelo mesmo conjunto de intervenções: novos estádios (chamados de arenas), novos ou reformados aeroportos (alguns portos também), reestruturações pontuais no sistema viário e muito marketing para “vender” o local para milhares de turistas. Esse é um roteiro padrão estruturado pela relação próxima entre a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e o governo brasileiro, desde que o mesmo assumiu a candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo em 2007.

Neste livro abordamos alguns dos impactos físicos e territoriais decorrentes deste conjunto de obras, tendo o caso de Natal como forma de ilustrar os desdobramentos econômicos, sociais, ambientais e no campo da gestão urbana. A coleta e sistematização dos dados, além do aporte de pesquisa, estão ancoradas no Projeto de Pesquisa Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 do Observatório das Metrópoles. O objetivo principal da pesquisa geral e específica (Natal) é compreender as transformações causadas no espaço urbano e metropolitano, tendo como justificativa governamental a formação de um “legado” da Copa do Mundo para as cidades brasileiras. Passados seis anos de expectativa, quais ganhos urbanos estão colocados às cidades, como forma de investimento público e privado, a partir do megaevento? Há modificações importantes no modelo de governança, provoca- dos pela natureza dos investimentos e das relações de poder associadas ao processo decisório?

As hipóteses fundamentais podem ser resumidas em três blocos: a) as obras e projetos possuíram capacidade limitada de inovar ou melhorar as soluções dos problemas urbanos; b) os fundos públicos foram a principal forma de financiamento desses projetos (mesmo naqueles casos de Parcerias Público- Privadas) com graves consequências ao planejamento urbano, como opções de uma agenda futura da cidade; c) o modelo de governança está baseado em um “pragmatismo de ocasião” e na entrada de um padrão corporativo (empreendedorismo) que atrai aos governos um discurso nitidamente pró-mercado. Para identificar tais hipóteses, este trabalho organizou sete capítulos que intentam revelar (para os últimos quatro anos) o modus operandi dos projetos urbanos para a cidade do Natal.

Faça o download do livro livro “Metropolização e megaeventos: impactos da Copa do Mundo 2014 em Natal-RN”.

 

 

Tags: , ,