A Nova Face da Emigração Internacional no Brasil

O Núcleo São Paulo do INCT Observatório das Metrópoles convida para o lançamento do livro “A Nova Face da Emigração Internacional no Brasil”, que acontece no dia 15 de maio, no Auditório Paulo Freire, em São Paulo. Organizado por Lúcia Bógus e Rosana Baeninger, a publicação busca compreender as migrações internacionais de e para o Brasil, nos últimos trinta anos, envolvendo movimentos migratórios de saída de brasileiros e de entrada de imigrantes internacionais, compondo processos migratórios transnacionais.

O livro A Nova Face da Emigração Internacional no Brasil traz contribuições e estudos acerca desses processos. Está dividido em quatro partes: Contribuição internacional ao estudo da emigração brasileira; Atualização dos principais fluxos emigratórios iniciados nas últimas décadas do século XX; Novos destinos da emigração brasileira no século XXI; e Temas emergentes.

O conjunto dos trabalhos reunidos nesta coletânea representa parte da diversidade de situações, destinos e dimensões da emigração brasileira, pretendendo, com as análises feitas pelos seus autores, incentivar a ampliação do diálogo e da produção científica, com vistas ao maior conhecimento do fenômeno e das políticas a ele direcionadas.

 

Tags: ,