Lançamento do site do Projeto “Metropolização e Megaeventos

O INCT Observatório das Metrópoles lança, nesta quarta-feira (26/10), o site “Metropolização e Megaeventos – os impactos da Copa do Mundo e Olimpíadas 2016”. Financiado pela FINEP, o projeto de pesquisa tem como propósito a elaboração e aplicação de instrumentos de monitoramento dos impactos relacionados aos megaeventos na estrutura urbano-metropolitana das cidades-sedes. O novo espaço virtual servirá para mostrar as etapas do processo de pesquisa, os resultados parciais e as notícias relacionadas à Copa 2014 e às Olimpíadas Rio 2016.

O projeto “Metropolização e Megaeventos” utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo por base a observação e análise do contexto atual da preparação brasileira para a Copa do Mundo e Olimpíadas, aliada à comparação com experiências anteriores tanto no Brasil (XV Jogos Pan-Americanos em 2007) quanto em outros países, a partir de revisão bibliográfica e da utilização de fontes primárias, de maneira a fomentar uma postura crítica frente aos processos sociais verificados.

Para a realização da análise, os pesquisadores utilizarão quatro eixos estreitamente ligados à inserção da população nos seguintes contextos de transformações territoriais, a saber: (1) Desenvolvimento Econômico; (2) Equipamentos e Serviços Urbanos Sociais; (3) Moradia e Dinâmica Urbana e Ambiental; e (4) Governança Urbana e Metropolitana.

No novo site, o público irá encontrar informações gerais sobre o projeto, os eixos de investigação, além de links para acompanhar o processo de pesquisa e a visualização dos resultados parciais.

Acesse o site “Metropolização e Megaventos” aqui.

Última modificação em 27-10-2011

 

Tags: , ,