Lançamento do livro Urbanização de Favelas no Brasil

Na última quinta-feira foi lançado no III Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas o livro Urbanização de Favelas no Brasil. Um balanço preliminar do PAC, organizado pelos professores Adauto Lucio Cardoso e Rosana Denaldi. O livro foi resultado de uma pesquisa conjunta realizada pelo INCT Observatório das Metrópoles e pelo Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do ABC, com equipes de nove estados que discutiram a implementação do programa em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Grande ABC, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A pesquisa se desenvolveu ao longo do ano de 2018 e consistiu no primeiro esforço coletivo de avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento, em sua modalidade voltada para a urbanização de assentamentos precários, buscando construir uma visão abrangente do desempenho do programa em nível nacional.

Os temas abordados no livro atravessam várias questões, com foco no escopo das intervenções físicas realizadas e nos arranjos institucionais constituídos entre os governos locais, o governo federal, o setor privado e demais atores envolvidos. Muitas análises ainda são preliminares devido ao caráter pioneiro do trabalho de investigação realizado, mas capazes de oferecer um bom panorama tanto dos avanços proporcionados pelo programa quanto das dificuldades presentes em sua implementação.

No último dia do evento as equipes envolvidas na pesquisa se reuniram para fazer um balanço geral dos resultados obtidos e discutir um cronograma de trabalho para seguir dando prosseguimento do trabalho de investigação no próximo ano.

O livro já se encontra em fase de distribuição e muito em breve estará disponível para download no site do Observatório das Metrópoles.

 

Tags: , , , ,