Lançamento do livro Espaços da Urbanização

Após a conferência proferida pelo professor Neil Brenner no primeiro dia congresso, houve o lançamento da primeira coletânea de textos do autor em língua portuguesa. O Livro Espaços da Urbanização. O urbano a partir da teoria crítica, resultou de uma parceria entre o autor e o INCT Observatório das Metrópoles, realizada ao longo dos anos de 2017 e 2018, que selecionou doze artigos que resumem seus trabalhos recentes de investigação.

Neil Brenner é professor de teoria urbana na Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, onde coordena o Urban Theory Lab, uma plataforma de ensino e pesquisa sobre formas emergentes de urbanização. Brenner está entre os mais citados teóricos contemporâneos que se dedicam aos estudos urbanos. Seus livros Seus livros já foram traduzidos em quatorze línguas. Ele vem produzindo contribuições importantes sobre vários temas ligados à teoria urbana crítica, sobre o processo de urbanização capitalista, reestruturação urbana, economia política e reescalonamento, neoliberalismo e neoliberalização e urbanização planetária.

Mais informações sobre os trabalhos de ensino e pesquisa desenvolvidos por Neil Brenner podem ser vistos na página: www.urbantheorylab.net

Em seguida o texto de apresentação escrito por Luiz Cesar Ribeiro:

“Vivemos desde os anos 1970 em um acelerado processo de transformação do capitalismo, sob o impacto dos processos de globalização dos circuitos de produção, circulação e consumo, neoliberalização das forças do mercado e da financeirização do regime de acumulação. Como correlato destas transformações, observamos um incessante movimento de reestruturação das bases territoriais da reprodução do capital constituídas no ciclo anterior, revolucionando as antigas relações entre economia, sociedade e a cidade. Fixidez e fluidez, localismo e globalismo, transitoriedade e permanência se articulam em mutantes arranjos sócio-territoriais. Neste quadro, como compreender a urbanização em suas diferentes formas, diversas escalas e distintas dinâmicas? Como renovar as bases epistemológicas, metodológicas e as referências analíticas da teoria crítica urbana para compreender estas transformações?

Os textos reunidos neste livro expressam um conjunto valioso de reflexões nesta direção, resultante do criativo trabalho que vem sendo realizado por Neil Brenner e seus colegas de pesquisa. A sua circulação nos meios acadêmicos brasileiros voltados para os estudos urbanos certamente resultará na renovação das indagações e em novas pistas para pesquisa.”

O livro contou com o financiamento do David Rockefeller Center for Latin American Studies for Latin American Studies/Brazil.

Ele está sendo distribuído pelo Observatório das Metrópoles e pela editora Letra Capital (clique aqui).

 

Tags: , , , ,