Lançamento do livro “Direitos dos Povos de Terreiro”

Foi lançado pela Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) o livro Direitos dos Povos de Terreiro, organizado por Bruno Barbosa Heim, Maurício Azevedo de Araújo e Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino (pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba).

“O terreiro e a cidade mantêm relações de tradição e contradição. A cada rito, oferenda, ebó, o espaço urbano é  produzido, contestado e ressignificado. Essa tessitura material e simbólica da (etni)cidade assenta os territórios tradicionais das religiões afro-brasileiras, em meio à perseguição e à discriminação históricas. Nesse sentido, o provérbio “kosi ewe, kosi omi, kosi ile, kosi or isa” (sem folha, sem água e sem terra não há orixá) fala dos direitos ancestrais de uso comum dos espaços naturais e construídos, mas também dos conflitos socioambientais cada vez mais pungentes enfrentados por essas comunidades. O que o direito à cidade, na interface com os demais direitos humanos e fundamentais, tem a ver com esses conflitos? Qual a importância do território e dos lugares de axé para as tradições sagradas de matriz africana? Qual o papel da regulação e da fiscalização urbana em práticas de racismo institucional? É nessa encruzilhada que juristas, lideranças sociais e sacerdotisas(es) se encontram para refletir sobre os desafios para o reconhecimento e a concretização dos direitos dos povos de terreiro”. (Tapera Taperá)

Confira a sinopse do livro:

Num momento em que direitos fundamentais estão sendo questionados e negados, a obra DIREITOS DOS POVOS DE TERREIRO reúne trabalhos que, a partir de diferentes perspectivas críticas, abordam a relação entre o(s) direito(s) e os povos de terreiro, com vistas ao reconhecimento das comunidades tradicionais de matriz africana em sua diversidade sociocultural. Os capítulos trazem contribuições e pesquisadores de várias áreas, mas com concentração no Direito e nas Ciências Sociais. Os trabalhos organizados de maneira a promover um maior conhecimento sobre a temática, seguido de aprofundamentos específicos, servem para leitores e pesquisadores que buscam conhecer as expressões da religiosidade e cultura africano-brasileira, promovendo assim transformações no interior de todos.

O livro está disponível para compra no site da Eduneb: CLIQUE AQUI.

 

Tags: , , ,