Informações Demográficas para Municípios Metropolitanos

Em virtude das atividades desenvolvidas no Observatório das Metrópoles com o tema da demografia nas áreas metropolitanas, disponibilizamos de forma sistematizada alguns indicadores demográficos para os municípios metropolitanos. As dimensões abordadas são: população, incremento e crescimento populacional, fecundidade, mortalidade, cor, taxa de atividade por posição na família, migração e movimento pendular.
As tendências da dinâmica demográfica apresentam-se articuladas às mudanças sociais, econômicas e culturais, assim como às condições de vida no espaço urbano. Neste sentido, além de considerar a dinâmica demográfica, investigando-se fundamentalmente indicadores de fecundidade, mortalidade e migração, podemos relacioná-los com outras dimensões urbanas, por isso, disponibilizamos também informações sobre PIB, renda, nível de integração e ocupação.
Para os movimentos populacionais, fornecemos informações para a mobilidade residencial a partir da migração por data fixa, ainda segundo os tipos de fluxos: núcleo-periferia; periferia-núcleo; periferia-periferia; intraestadual; interestadual. Para o movimento pendular, apresentam-se dados sobre entrada e saída de pessoas (total e de trabalhadores). Para as taxas de atividade, separamos a população por sexo e segundo posição na família.
As fontes dos dados são os Censos Demográficos de 1991 e 2000, o Atlas para o Desenvolvimento Humano do PNUD e tabulações especiais de pesquisadores do Observatório.
Acesse os dados na página do Metrodata!
 
 

Tags: , ,