Índice de Calidad de Vida Urbana de Chile

O INCT Observatório das Metrópoles divulga para o público brasileiro o Índice de Calidad de Vida Urbana (ICVU) do Chile, elaborado anualmente pelo Núcleo de Estudos Urbanos Metropolitanos do Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais da PUC Chile e pela Câmara Chilena da Construção (CChC).

O trabalho de elaboração do índice tem sido coordenado pelo pesquisador Arturo Orellana, parceiro do Observatório das Metrópoles em pesquisas comparativas sobre as experiências urbanas das cidades Brasil-Chile.

O Índice de Calidad de Vida Urbana é elaborada desde o ano de 2011 a partir de dados objetivos que se agrupam em seis dimensões: Habitação e Entorno; Conectividade e Mobilidade; Saúde e Meio Ambiente; Condição de Trabalho; Condições Socioculturais e Ambiente de Negócios. O objetivo do ICVU é contribuir para o desenho de políticas públicas e ao planejamento de recursos destinados a melhorar as condições de vida das pessoas que habitam as diversas cidades do Chile. 

O ICVU estuda, no total, 93 cidades com mais de 50 mil habitantes, 10 áreas metropolitanas, 25 cidades médias e todas as capitais regionais do Chile, abarcando um nível de representação de 79% da população nacional.

Veja, no link a seguir, a reportagem “Académico Arturo Orellana y Cámara Chilena de la Construcción dieron a conocer los resultados del ICVU 2018” publicada no site do Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais.

Faça o download do Índice de Calidad de Vida Urbana.

 

Tags: , , , ,