III URBFAVELAS — Seminário Nacional de Urbanização de Favelas

O Observatório das Metrópoles divulga a chamada para submissão de artigos do III UrbFavelas — Seminário Nacional de Urbanização de Favelas, que será realizado em Salvador, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Com a temática “Por uma agenda pública permanente no campo dos assentamentos precários”, o evento busca atualizar o debate acerca do tema urbanização de favelas, particularmente no que se refere à discussão sobre as políticas, os programas, os projetos, os processos e as formas de financiamento deste tipo de intervenção pública.

O evento pretende reforçar a importância dessa temática no Brasil, inserida em um contexto latino-americano, sobretudo em um momento de conjuntura política conturbada e economicamente adversa em que as alternativas de financiamento público a fundo perdido para urbanização tornaram-se escassas.

O III URBFAVELAS será realizado pela rede de pesquisadores da temática integrada pelos Programas: PPGAU/FAUFBA, LabHab/FAU-USP; PPGAU+D/UFC; FAU-USP; UFABC. A terceira edição do evento terá como coordenação local o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSAL.

CALENDÁRIO DE SUBMISSÃO

Data do evento: 21 a 23 de novembro de 2018

Data final para recebimento de artigos completos: 15 de junho de 2018

Divulgação dos resultados: 10 de agosto de 2018

Prazo máximo para inscrição para publicação nos Anais: 10 de setembro de 2018

PARTICIPANTES: A comunidade acadêmica, científica, profissionais, dirigentes do setor público e privado, Organizações Não-Governamentais (ONGs/OSCIPs) que atuam nas áreas de planejamento urbano/rural, habitação, urbanização de favelas, bairros, assentamentos, gestão de risco e os movimentos sociais.

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO: O evento será realizado em três dias e contemplará – Conferência de Abertura, Mesas Redondas, Sessões Especiais, Sessões Temáticas, Visitas Técnicas e Eventos Culturais. As propostas de trabalho deverão estar relacionadas aos Eixos Temáticos definidos para este evento.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os artigos submetidos ao III UrbFavelas poderão ser propostos por professores, pesquisadores e estudantes da área. Devem apresentar questões teórico-metodológicas e resultados equivalentes com a temática geral do evento e da respectiva Sessão Temática (ST) escolhida pelo(s) autor(es).  Os artigos serão analisados, em avaliação cega, pela Comissão Científica, composta por especialistas no tema de cada Sessão Temática. Serão aceitos trabalhos na modalidade Comunicação oral e/ou Pôster.  A apresentação de artigos nas Sessões e sua inclusão nos Anais estão condicionadas à inscrição e ao pagamento das taxas do evento por pelo menos um dos autores.

IMPORTANTE: Os critérios e normas para submissão de trabalhos devem ser seguidos conforme orientações no site do evento.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para realização de inscrição e informações gerais sobre o evento, eixos temáticos e detalhamento das chamadas de trabalho, consultar o site do III URBFAVELAS 2018 no endereço:

 

Tags: , ,