Fortalecendo capacidades pelo Direito à Cidade na Paraíba

O Núcleo Paraíba da Rede INCT Observatório das Metrópoles deu início ao processo de Formação e Extensão “Fortalecendo Capacidades pelo Direito à Cidade”, com o objetivo de contribuir para a construção de iniciativas e estratégias por cidades mais justas e democráticas.  O projeto pretende apoiar os processos de incidência política de grupos e ativistas sociais envolvidos com a discussão sobre o direito à cidade em Campina Grande por meio da construção coletiva de plataformas relacionadas às políticas urbanas e da participação em espaços institucionais de gestão democrática.

O curso de formação conta com a coordenação do Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles, representado pela Profª. Drª. Lívia Miranda, e tem a parceria da AJURCC, ARRPIA, CONCIDADE, Levante Popular da Juventude, Rede Minha Campina, SINTEP e UCES.

Dentre as propostas do projeto estão a construção e socialização de ferramentas pedagógicas e informativas para o monitoramento de políticas públicas e para potencializar ações de exigibilidade pelo direito à cidade.

O processo formativo é dividido em três grandes eixos, que contarão com exposições teóricas e práticas divididas por temas, contando com facilitadores especialistas para conduzir os debates que ocorrerão durante as aulas. Cada eixo, tema, data e facilitador estão expostos na imagem abaixo.

O público alvo é composto por: Ativistas sociais – integrantes de coletivos urbanos e movimentos sociais, ONGs, grupos culturais; Conselheiros(as) municipais – representantes da sociedade civil em canais institucionais de participação, esferas públicas:  conselhos, comitês; Comunidade acadêmica – estudantes interessados na ação; Agentes que planejam, gerenciam e intervêm no espaço urbano de Campina Grande, técnicos de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

A aula inaugural do curso ocorreu na última quinta-feira (10/05/2018) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – sala 405, bloco CAA – e contou com a participação dos seguintes parceiros do curso e representantes da instituição de ensino – UFCG:

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba – SINTEP – Soraya Cordeiro

Conselho da cidade de Campina Grande – CONCIDADE – Socorro Ramalho

Rede Minha Campina – Ronaldo Filho

Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania – AJURCC – Jô Oliveira

União Campinense de Equipes Sociais – UCES – Fernando Jordão

Levante Popular da Juventude – Bianca Liège

Articulação por Revitalização do Riacho das Piabas – ARRPIA – Daniel Bruno

Coordenadora de Pesquisa e Extensão da UFCG – Patrícia Feitosa

Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da UFCG – John Kennedy

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Mariana Bonates

Além disso, a aula contou com as facilitadoras: Jussara Costa, Lívia Miranda e Kainara dos Anjos, que apresentaram a proposta de debates que acontecerão em cada Eixo, levantando a temática geral e ressaltando a importância dessas discussões. Por fim, Demóstenes Moraes, destacou a importância do debate sobre o Direito à Cidade, apresentando os princípios teóricos do tema, e a importância das discussões sobre esses direitos com participação de toda a comunidade.

Veja as fotos da aula inaugural abaixo:

Profª Lívia Miranda, coordenadora do Núcleo Paraíba da Rede INCT Observatório das Metrópoles, durante a aula inaugural da Formação sobre Direito à Cidade

 

Tags: , , , , ,