Fiocruz oferece curso online sobre Divulgação Científica

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu inscrições para o curso online de Introdução à Divulgação Científica. Oferecido através do Campus Virtual Fiocruz, com carga horária de 30h/aula, o curso é livre, autoinstrucional, na modalidade de educação à distância (EAD) e no formato MOOC. Isso significa que qualquer pessoa interessada pode se inscrever e participar das aulas. sendo possível fazer o curso até 8 de julho de 2020.

Divulgar ciência, questão de sobrevivência

Mas por que a sociedade deve estar engajada nas discussões sobre ciência? É o que explica Luisa Massarani, divulgadora científica e pesquisadora responsável pelo curso. “Cientistas e instituições são financiados, em grande parte, por recursos públicos. Então, é necessário dar retorno sobre estes investimentos e resultados. Diz respeito à responsabilidade social”, afirma. Ela também comenta o contexto atual que afeta a área. “São tempos de fake news, em que se propagam mensagens de descrença nas evidências e no pensamento científico, além de enfrentarmos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa em vários países. Com isso, a ciência se depara com o desafio de dar maior visibilidade ao público geral e aos tomadores de decisão e financiadores, mostrando a sua importância para o desenvolvimento econômico e social. É uma questão de sobrevivência”.

Para isso, o curso apresenta conceitos e também oferece ferramentas e orientações práticas sobre como realizar a divulgação científica. Ao final, os participantes serão capazes de:

  • compreender o percurso histórico da divulgação científica no Brasil e no mundo
  • reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade
  • utilizar ferramentas para realizar ações de divulgação científica

Para ampliar os conhecimentos, os participantes têm acesso a materiais complementares em diferentes formatos.

O curso Introdução à Divulgação Científica é uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT).

Clique aqui para mais informações e inscrição.

 

Tags: , , , , ,