Nova versão da MobiliDADOS (ITDP Brasil)

Publicado originalmente em ITDP Brasil

Uma versão atualizada da plataforma MobiliDADOS está disponível. Novos indicadores foram acrescidos à base de dados, com destaque para aqueles que analisam a distribuição da infraestrutura cicloviária e de transporte de média e alta capacidade com relação à população, que agora contam com estratificações de renda, gênero e raça.

Além disso, os dados dos indicadores que já estavam disponíveis foram atualizados. A “versão 2.0” da MobiliDADOS inclui também 3 novas regiões metropolitanas: Belém, Fortaleza e Salvador.

“Ao longo de 2018, estivemos em discussão com diversas organizações da sociedade civil. Houve um esforço de articulação com atores de diversas regiões. Isso deu fruto. A nova versão da MobiliDADOS responde a uma série de expectativas que observamos em oficinas realizadas em 4 cidades com a participação de 68 pessoas de 52 organizações. Neste novo momento, é também importante destacar as parcerias que ajudaram a expandir e atualizar o escopo da plataforma, como as firmadas entre o ITDP e o Instituto de Energia e Meio Ambiente, o Movimento Nossa BH, a Casa Fluminense, a Associação metropolitana de ciclistas urbanos do Recife e o Habitat Geoambiental”, destaca Bernardo Serra, gestor da plataforma.

Algumas das atualizações contemplam diretamente alguns comentários dos participantes das oficinas realizadas ao longo deste ano, nas quais foram discutidas as prioridades de aprimoramento da ferramenta. É o caso da disponibilização de dados brutos utilizados na apuração dos indicadores e o detalhamento de legenda para os mapas disponíveis na página de regiões metropolitanas e capitais.

No próximo ano investiremos esforços para contemplar outros comentários recebidos durante as oficinas e disseminar análises de dados dos indicadores disponíveis.

Leia a postagem original AQUI.

 

Tags: , ,