Escalas e políticas do desenvolvimento regional

O livro recém-publicado Escalas y políticas del desarrollo regional – Desafíos para América Latina, em co-organização dos professores Victor Ramiro Fernández e Carlos Antonio Brandão reúne artigos relativos à reflexão sobre escalas espaciais e narrativas escalares, com ênfase às complexas estratégias e intervenções espaciais dos mais diversos atores sociais e institucionais nos embates pela ampliação e redefinição do sistema de poder.
Em seus capítulos, analisa essas estratégias, seus efeitos e respostas, e suas relações com os processos de desigualdade social e territorial, contemplando a problemática das escalas para análises das dinâmicas regionais e urbanas.
Na primeira parte, discorre sobre “as escalas no debate global: da emergência conceitual à análise das transformações”, a partir de textos de Erik Swyngedouw e Jamie Peck. A segunda parte, relativa às “dinâmicas urbanas e regionais sob a redefinição do espaço e as escalas”, reúne escritos de Sara González, Rosa Moura, Valdir Roque Dallabrida e Blanca Rebeca Ramírez. Uma terceira parte aborda as “escalas, dinâmicas regionais, reestruturações globais e projetos nacionais”, com artigos de Carlos Brandão(UNICAMP), Carlos Vainer e Víctor Ramiro Fernández(IEETE-Universidade do Litoral, Santa Fe/Argentina).Para maiores informações, contatar o site do IIETE ou o da editora Miño y Dávila

Para adquirir o libro: www.minoydavila.com.ar
 

Tags: ,