Observatório das Metrópoles entrevista: Neil Brenner

Em dezembro de 2018, Neil Brenner, professor na Harvard Graduate School of Design e diretor do Urban Theory Lab, esteve no Brasil para participar do Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos e lançar a sua primeira coletânea de textos em língua portuguesa.

Com apoio do David Rockefeller Center for Latin American Studies, o livro Espaços da Urbanização. O urbano a partir da teoria crítica é resultado de uma parceria entre Neil Brenner e o Observatório das Metrópoles. Composta por doze artigos que resumem os trabalhos recentes de investigação do autor, a publicação busca iluminar a compreensão sobre as diferentes formas, escalas e dinâmicas de urbanização, além de renovar as bases epistemológicas, metodológicas e analíticas da teoria crítica urbana.

O livro está disponível no site da editora Letra Capital (clique aqui).

Também durante a sua passagem pelo Brasil, Brenner concedeu uma entrevista à equipe do Observatório das Metrópoles, onde abordou os principais temas de sua pesquisa, como a urbanização planetária e a teoria urbana crítica. No vídeo, o pesquisador também falou sobre a atuação do seu laboratório de pesquisa e a utilização da cartografia crítica para desconstruir as suposições sobre urbanização embutidas nas visualizações dominantes do urbano.

Ao final, Brenner defendeu a necessidade de solidariedade política e institucional entre pesquisadores, especialmente no contexto atual de ameaças e descrédito que a comunidade acadêmica enfrenta em todo o mundo. Segundo ele, somente através do pensamento crítico e livre é possível pensar vias alternativas de produção do espaço, assim como novas possibilidades para a nossa vida planetária comum.

Assista a entrevista completa:

 

 

Tags: , , , ,