Encontros para o diálogo sobre a vida na metrópole

Observatório promoverá uma série de encontros filosóficos em 2012 a fim de investigar a formação dos indivíduos em meio à cultura urbana, no tocante aos aspectos culturais, sociais e políticos. A iniciativa é um desdobramento do seminário “Simmel – a vida na metrópole contemporânea”, que reuniu pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para pensar a vida urbana em diálogo com a obra do pensador alemão. O próximo encontro, em Belo Horizonte, terá como tema “Simmel conversando com Nobert Elias”.

O instituto também publicará um livro reunindo os textos apresentados durante o seminário realizado nos dias 17 e 18 de novembro, na sede do IPPUR/UFRJ. Artigos como “A cidade perversa e o esgotamento do prazer”, de Olgária Matos; “As novas condições do mal – estar na cidade contemporânea”, de Joel Birman; “La vie de l’esprit face à l’accélération et l’illimitation dans lês grandes Villes contemporaines”, de Claudine Haroche; “Civilidade e cidadania – uma releitura de A metrópole e a vida mental de Georg Simmel”, de Stella Bresciani;  “Esboço sobre uma teoria da catástrofe”, de Luiz Nazário; entre outros. Além disso, a revista eletrônica de estudos urbanos e regionais e-metropolis (http://www.emetropolis.net) publicará em suas próximas edições conteúdos relacionados ao autor alemão e que forma discutidos durante o seminário.

O Seminário contou ainda com a participação do Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal, Carlos Fortuna, organizador da coletânea de ensaios do pensador alemão, sob o título “Simmel: A Estética e a Cidade” (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010) e a professora francesa Cloudine Harouche. Ela tem diversos livros publicados no Brasil, dentre eles “Fazer dizer, querer dizer”’ (São Paulo: Hucitec, 1992) e “Da palavra ao gesto” (Campinas: Papirus,1998). Seu último livro lançado aqui é “A condição sensível: formas e maneiras de sentir no ocidente” (Rio de Janeiro: Contracapa, 2008). Neste último, Claudine explora as maneiras através das quais a vida nas grandes cidades influencia as formas contemporâneas de percepção.

A programação com a lista completa dos palestrantes e horários pode ser acessada no site:  http://www.observatoriodasmetropoles.net/simmel/

Também está previsto o encontro “Simmel conversando com Erving Goffman sobre a metrópole contemporânea”, ainda sem data e local definidos.

 

Tags: , ,