Curso “Utopias e Desigualdades Urbanas”

A rede nacional INCT Observatório das Metrópoles realizou, nos meses de outubro e novembro, o curso “Utopias e Desigualdades Urbanas” em Porto Alegre. A iniciativa é resultado do convênio entre IPPUR/UFRJ e PROPUR/UFRGS e teve como objetivo subsidiar alunos e pesquisadores para a identificação das utopias urbanas que orientam, hoje em dia, as estratégias dos movimentos sociais e assessorias técnicas na produção coletiva de moradia no Brasil.

Coordenado pelo professor João Farias Rovati (PROPUR), o curso se organizou em duas unidades temáticas: (i) abordagem conceitual nas noções de utopia, cidade e urbanismo; e (ii) abordagem do lugar ocupado pelos setores populares nas utopias da cidade contemporânea e do lugar ocupado pelas utopias nas estratégias de ação dos movimentos sociais.

Coordenadora do GT de Moradia do Observatório das Metrópoles, a professora Luciana Lago (IPPUR) ministrou a aula aberta “A produção das desigualdades urbanas no Brasil contemporâneo: movimentos sociais, cidade e utopia – as disputas em curso”. Segundo ela, categorias como “utopia”, “habitat”, “urbanismo”, “ordem urbana”, “bem estar” e “periferia” foram aprofundados durante o encontro, já que fundamentam as políticas e estudos sobre a produção coletiva de moradia no País.

 

Tags: , ,