Compromisso com a temática metropolitana

Compromisso com a divulgação da temática metropolitana

O ano de 2011 representou um marco para o boletim do INCT Observatório das Metrópoles. Lançamos em agosto o número 200, acompanhando toda a mudança gráfica da Home Page do instituto; e consolidamos a publicação como a principal ferramenta de transferência de conhecimento produzido pelo Observatório à sociedade – sendo enviado a cerca de 10 mil pessoas semanalmente. Para o próximo ano, reafirmamos o nosso compromisso com a divulgação dos estudos metropolitanos e a construção de uma sociedade mais justa e democrática. A equipe do boletim deseja a todos os leitores um período de boas festas.

Na página digital do boletim, o Observatório divulgou e debateu, neste ano, grandes temas relacionados à vida nas grandes cidades, como a moradia, a mobilidade urbana, a segurança, o planejamento e regulação urbana – com destaque para o Estatuto da Cidade -, o meio ambiente, os aspectos sócio-econômicos do espaço urbano, a governança metropolitana, as correlações entre educação e território, saúde e território, bem como as mudanças demográficas ocorridas no Brasil nas últimas décadas.

Todo esse esforço é parte da mobilização da Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles, que tem trabalhado na produção de conhecimento científico e na sua difusão com vistas a tecer um diálogo entre o meio acadêmico e a sociedade, e para que os atores sociais – governamentais e organizações – façam uso da produção da ciência na construção de cidades mais planejadas e socialmente mais justas.

Por esse motivo, agradecemos especialmente aos coordenadores dos núcleos regionais, coordenadores de TRs, integrantes do Comitê Gestor, professores, pesquisadores, assistentes, bolsistas e técnicos que fazem parte e colaboram para o desenvolvimento do trabalho do INCT Observatório das Metrópoles.

A todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles

 

Tags: ,