Cities for People, Not for Profit

Cities for People, Not for Profit

Cities for People, Not for Profit

A crise financeira mundial enviou ondas de choque de reestruturação econômica acelerada, de reorganização da regularização e de conflitos sócio-políticos através das cidades do mundo. Ela também deu um novo impulso para as lutas dos movimentos sociais urbanos, enfatizando a injustiça, a destrutividade e a insustentabilidade das formas capitalistas de urbanização. O livro “Cities for People, Not for Profit – critical urban theory and the right to the city” fornece uma análise destinada à reverter as formas de urbanização contemporâneas baseadas no lucro, e promover formas de urbanismo alternativas, radicalmente democráticas e sustentáveis.

Os colaboradores fornecem análises detalhadas da reestruturação urbana contemporânea, incluindo as questões do neoliberalismo, gentrificação, colonialismo, cidades “criativas”, arquitetura e poder político, e as lutas em curso dos movimentos para o “direito à cidade”. Ao mesmo tempo, o livro explora os vários quadros interpretativos – críticos ou não – utilizados atualmente no discurso acadêmico, nas lutas políticas e na vida cotidiana para decifrar as transformações e as contestações urbanas contemporâneas. O slogan “Cities for People, Not for Profit”, destaca o que os colaboradores veem como uma questão política central que envolve esforços, tanto teóricos e práticos, para lidar com crises urbanas globais do nosso tempo.

Baseando-se em abordagens da sociologia, política, geografia, planejamento urbano no contexto europeu e norte-americano, o livro fornece um conjunto de ideias e orientações úteis para os cidadãos, ativistas e acadêmicos interessados em explorar alternativas às formas contemporâneas de urbanização capitalistas.

 

Tags: ,