CineLab Especial Habitação Social

Em parceria com o Br Cidades, o LabRua e o IAB.pb apresentam um ciclo de cinema especial sobre Habitação Social. Serão exibidos quatro episódios da série “Habitação Social – Projetos de um Brasil” (Pique-Bandeira Filmes), do diretor André Manfrim.

“Habitação Social – Projetos de um Brasil” desenha um panorama histórico da habitação de interesse social no Brasil, abordando as questões sociais, econômicas, políticas e arquitetônicas que influenciaram as políticas públicas do setor ao longo do século XX, desde as primeiras Vilas Operárias até os recentes movimentos de luta pela moradia.

A série tem como fio condutor de sua narrativa a vida cotidiana e a relação dos moradores com os espaços onde vivem. Utilizando entrevistas, grafismos, materiais de arquivo, plantas e croquis, os 13 episódios abordam a diversidade de possibilidades de ocupação humana desses espaços de moradia.

Participam do seriado moradores dos conjuntos habitacionais, arquitetos, urbanistas, historiadores, gestores e mobilizadores sociais. Na escuta desse conjunto de vozes, e através do cotidiano desses edifícios e conjuntos, a primeira temporada da série propõe um olhar histórico sobre a habitação social nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.

O evento acontecerá de agosto a novembro, na segunda quarta-feira de cada mês, com exibições simultâneas em Campina Grande e em João Pessoa. Ainda, para cada dia, haverá a participação especial de debatedores, professores e representantes de movimentos sociais.

Confira a programação abaixo:

_____

15/08:

Campina Grande

22/08:

João Pessoa

Ocupações região central de São Paulo SP

Nas últimas décadas, o movimento popular de moradia passou a ocupar prédios vazios nas regiões centrais de grandes cidades, tanto como forma de pressão sobre o poder público como visando atender à demanda por moradia. Edifícios vazios contrariam o que prevê o Estatuto das Cidades e poderiam ser reabilitados e transformados em moradia popular. O episódio apresenta as ocupações São Francisco, Mauá e Marconi, situadas no centro da cidade de São Paulo.

_____

12/09:

Campina Grande e João Pessoa

Vila Mara Rio das Pedras | Mutirão em São Paulo anos 80

As mobilizações sociais em torno das associações de bairro de consolidam. Nos anos 1980, a luta por infraestrutura nos bairros é impulsionada pela presença da igreja católica e sua Teologia da Libertação. Em São Paulo o poder público passa a atuar em conjunto com as associações de bairro para a construção de conjuntos habitacionais através dos mutirões de autogestão. Nesse modelo, os futuros moradores fazem a gestão do empreendimento e fornecem mão de obra para as obras.

_____

10/10:

Campina Grande e João Pessoa

Conjunto Paulo Freire | Mutirão anos 00 do MST Leste 1

O Conjunto Habitacional Paulo Freire é o único convênio assinado pela prefeitura de São Paulo com o movimento popular no período em que o conjunto foi construído. Localizado na Cidade Tiradentes, bairro dormitório da periferia paulistana marcado pela presença de diversos projetos de habitação social, o conjunto foi construído em estrutura metálica e foi produzido pelos próprios moradores em parceria com uma assessoria técnica.

_____

07/11:

Campina Grande e João Pessoa

Residencial Vila Velha – Minha Casa Minha Vida | ES

Lançado em 2009, o programa Minha Casa, Minha Vida aliou a construção de grandes conjuntos habitacionais com linhas de financiamento bancário para famílias de baixa renda. Há quase dez anos o programa tem sido responsável pela expansão de áreas urbanas e pela criação de bairros novos inteiros. Em Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória (ES), o conjunto residencial Jabaeté tem 1500 apartamentos localizados em uma região periférica onde faltam investimentos em infraestrutura urbana.

Mais informações no LINK.

https://www.facebook.com/events/1970583293252646/

Fonte: http://www.piquebandeira.com.br/projeto/habitacao-social-projetos-de-um-brasil

 

Tags: , , ,