Ciclo de Palestras Gérard Duménil

O renomado economista francês Gérard Duménil estará no Brasil entre abril e maio para um ciclo de conferências de lançamento de seu mais recente livro A crise do neoliberalismo. Todos os eventos são gratuitos. Confira a programação completa abaixo. Mais informações no site da Boitempo Editorial.

O economista francês Gérard Duménil, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), estará no Brasil nas próximas semanas para o lançamento de A crise do neoliberalismo, pela Boitempo Editorial, obra escrita em parceria com o também pesquisador Dominique Lévy, que apresenta um tratamento ambicioso e original da atual crise econômica global e um relato criterioso dos fatores que levaram a esse declínio.

Em recente entrevista, Duménil afirmou que a crise econômica mundial iniciada em 2008 poderá se estender por um período superior a dez anos. Esse prazo longo, maior do que ocorreu com outras crises no passado, deve-se, segundo ele, ao fato de não ser possível ainda ver uma saída para Europa e Estados Unidos, que têm problemas com o significativo aumento da dívida pública. O economista destaca no livro as políticas econômicas cada vez menos liberais nos Estados Unidos pós-crise, como o aumento do protecionismo no comércio internacional e uma política econômica mais intervencionista, mas descarta que essas mudanças estejam levando os Estados Unidos, ou mesmo o mundo, para um compromisso mais à esquerda e fala do avanço de um “capitalismo neogerencial”.

 

Palestra no ciclo “Democracia na história”

São Paulo

24 de abril | 19h

Biblioteca Mário de Andrade | Auditório

Rua da Consolação, 94 | Centro

 

Foz do Iguaçu

5 de maio | 18h30

Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

R. Quintino Bocaiúva, 577, Centro.

 

Porto Alegre

A crise do neoliberalismo: origens, desenvolvimento e perspectivas

8 de maio de 2014 | 14h30

Fundação de Economia e Estatística | Auditório

Rua Duque de Caxias, 1691

 

Mais informações no site da Boitempo Editorial.

 

Tags: , ,