#chamada — Simpósio Arquitetura e política: a transformação das cidades e o ativismo cultural

O INCT Observatório das Metrópoles divulga o Simpósio “Arquitetura e Política: a transformação das cidades e o ativismo cultural” que integra o VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) e acontecerá entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018, na UERJ, e cujo tema será “América Latina e o mundo globalizado: crise, perspectivas e alternativas”.

Segundo a Comissão Organizadora, o congresso proporcionará à universidade, ao NUCLEAS e às instituições parceiras espaço de debate para juntos fortalecerem as relações entre os países do continente, reunindo professores e pesquisadores para a discussão dos problemas regionais e internacionais.

O congresso se constituirá em um importante fórum de diálogo e relações interinstitucionais envolvendo a UERJ e outras instituições do Estado do Rio de Janeiro, bem como diversos programas de pós-graduação. A própria organização do evento já demonstra esta interação, envolvendo nomes vinculados à Fiocruz, UFF, UFRJ, entre outras.

O envio de trabalhos (resumos) vai até o dia 30 de junho de 2018. E o artigos completos deverão ser enviados até 10 de julho de 2018. No link abaixo, CULT-8, os pesquisadores interessados podem acessar a ementa do simpósio e outras informações se encontram nos links da barra vertical do lado esquerdo da página.

https://www.congressonucleas.com.br/#!/simposios

APRESENTAÇÃO

Durante 14 anos consecutivos o NUCLEAS vem discutindo questões relevantes sobre América Latina e os processos globalizantes. Neste ano, o tema para reflexão envolve problemas cruciais sobre Américas

As discussões sobre os atuais  projetos sociais que diminuíram a taxa de   miséria extrema em várias regiões do Brasil e outras cidades da América Latina, assim como a maior inserção da população até então excluída ao  mercado de trabalho e ao consumo, se estenderão para novos debates sobre violência,  diferenças sociais e  movimentos sociais. O VI Congresso, reunindo especialistas latinoamericanos espera que propostas de novos paradigmas sejam apresentadas para resolver ou dirimir questões cruciais que assolam países e regiões do continente  e suas relações internacionais. Pretende também ampliar o conhecimento sobre a complexidade da pluralidade latinoamericana através de maior intercâmbio de experiências e diálogos baseados nos valores de solidariedade e cooperação.

Pretendem também, analisar a evolução socioeconômica e cultural dos  países da América do Sul, Central e do Caribe, frente à crise econômica internacional, destacando a relevância do Brasil e os desafios para superar as crises políticas, econômicas e sociais. Além de ressaltar a necessidade da ampliação de formas efetivas de cooperação, solidariedade e ética  baseada nos valores construídos pela Pluriculturalidade, integração e rompimento das fronteiras do etnocentrismo.

O congresso deseja converter-se num fórum que contribua para fortalecer as relações mútuas expressadas entre os países do Continente. As comunicações e intervenções  serão bem-vindas. Toda participação é relevante e contribuirá significativamente para o fortalecimento das relações entre as Américas  e o mundo

NATUREZA DO CONGRESSO

Serão bem-vindas as comunicações e intervenções, desde disciplinas específicas, bem como enfoques multi e interdisciplinares e trabalhos comparativos, os quais podem trazer ideias de especial interesse ao processo de fortalecimento das relações entre a América Latina e o mundo.

De natureza acadêmica, o Congresso integra a comunidade brasileira e internacional para juntos refletirem sobre questões fundamentais que envolvem o estudo dos fenômenos e processos sociais, econômicos, políticos e culturais que dominam o continente. Pretende, além de reexaminar e analisar problemas internos dos distintos países ou regiões e suas relações internas e externas, ampliar as formas de pensar a complexidade latino-americana, oferecendo condições institucionais para um maior intercâmbio de experiências e diálogo com base nos valores de solidariedade e cooperação.

Serão bem vindas apresentações com enfoques pluri e interdisciplinares os quais podem trazer ideias de especial interesses para o processo de fortalecimento das relações entre os povos e culturas da  América Latina e do mundo.

Para mais informações, acesse o site do Congresso NUCLEAS.

 

Tags: , , ,