#chamada — Dossiê Fronteiras, Cultura e deslocamento populacional

Migração de venezuelanos para o Brasil (crédito: Reprodução/Web)

O Comitê Editorial da Revista Aedos — revista eletrônica de circulação semestral do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — divulga a chamada para o dossiê temático “Fronteiras, Culturas e Deslocamentos Populacionais”. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 30 de maio de 2018.

O objetivo do presente dossiê temático é abordar o fenômeno migratório (inter)nacional na contemporaneidade. Para tanto, privilegiar-se-ão os diálogos interdisciplinares na abordagem e no método analítico das Ciências Sociais e Humanas ao lançar luzes paras as seguintes áreas de interesses: fronteiras, migração (internacional e nacional), refugiados, inserção sociocultural dos migrantes no lugar de destino, relações e tensões societárias, tais como: familiares, gênero, xenofobia, empregabilidade, educação, saúde, bem como a atuação do Estado e entidades não governamentais frente a este complexo e multifacetado fenômeno presente no contexto das migrações.

Segundo o Comitê Editorial, a proposta desse modo é tecer um diálogo interdisciplinar como campo profícuo e, ao mesmo tempo, espaço privilegiado para a presente edição, pois ela abre espaços para uma pluralidade de abordagens e compreensão ao entrelaçarmos questões como – Fronteira, Cultura e Deslocamento Populacional.

Acesse a chamada completa no site da Revista Aedos.

 

Tags: , , ,