Chamada de artigos para a Revista Cadernos Metrópole nº 48

Está aberta a chamada de artigos para a Revista Cadernos Metrópole nº 48, cujo tema é “A metrópole e a questão ambiental”.

Organizado por Pedro Roberto Jacobi e Luciana Travassos, esse número visa contribuir com a construção do campo da práxis e teoria em planejamento e governança ambiental – campo este que não dissocia a questão ambiental da questão social.

metrópole e a questão ambiental
Organizadores: Pedro Roberto Jacobi e Luciana Travassos

O campo do planejamento, do ordenamento territorial e da governança tem visto crescer exponencialmente o número de pesquisas, artigos, dissertações e teses que não apenas dialogam com a questão ambiental, mas, ao contrário, consideram a politização da relação natureza e produção capitalista do espaço, o locus central de suas análises e reflexões. Partem, portanto, da premissa da indissociabilidade entre a sociedade e a natureza e de que a  humanidade e a natureza transformam-se mutuamente em constante processo de produção e reprodução do espaço.

Grandes cidades, metrópoles e macrorregiões, têm tensionado a conflituosa relação entre recursos naturais, capital e o aumento da demanda pelo consumo de seus recursos, como energia, alimentos e água. Os efeitos já podem ser sentidos em diversas partes do planeta, com a intensificação de períodos de escassez hídrica, que tendem a ficar cada vez mais frequentes em um cenário de mudanças climática. Esse movimento não produz crises, conflitos e incertezas apenas nas grandes cidades ou espaços urbanos, mas em todo o complexo sistema de produção e reprodução desses recursos naturais, em espaços rurais, cidades médias e pequenas.

Em sentido dialético, se o processo de produção capitalista do espaço está se modificando a partir de uma nova relação com os recursos naturais, as práticas e reflexões no âmbito do planejamento e da governança também demandam novos paradigmas, novos sentidos, novas atuações e agendas de pesquisa. Esse número dos Cadernos Metrópole visa contribuir com a construção do campo da práxis e teoria em planejamento e governança ambiental sob a égide que não dissocia a transformação da natureza da produção do espaço no capitalismo, ou seja, não dissocia a questão ambiental da questão social.

Data-limite para envio dos trabalhos: 30 DE OUTUBRO DE 2019.

Chamada de Artigos: clique aqui.

Call for Papers: clique aqui.

Invitacion para Publicacion: clique aqui.

 

Tags: , , ,