Censo 2010 do IBGE

Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas. Construirá a base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, nos dizendo como somos, onde estamos e como vivemos.
O questionário do Censo 2010 trará novas perguntas, atendendo a demandas da sociedade por informações e a recomendações internacionais, a fim de levantar características atuais da população brasileira e do seu perfil sócio-econômico. Serão visitados aproximadamente 58 milhões de domicílios, em 5.565 municípios e 280 mil setores censitários, para conhecer os mais de 190 milhões de brasileiros, último número estimado da população brasileira.

O questionário Básico será aplicado em todos os domicílios e identificará informações dos moradores (sexo, idade, cor ou raça, grau de escolaridade, rendimento) e dos domicílios (abastecimento de água, esgotamento sanitário, existência de energia elétrica, destino do lixo), além de perguntas sobre emigração internacional, posse de registro de nascimento, etnia e língua indígena. Já o questionário da amostra será coletado em uma fração da população e conterá dados mais gerais dos domicílios (material usado nas paredes e no piso, acesso domiciliar a computador com internet, posse de automóveis para uso particular) e dos moradores (religião, migração, estado civil, tempo de deslocamento de casa até o local de trabalho, fecundidade, e outras).

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Acompanhe todas as notícias do Censo aqui!
Para saber mais, clique aqui.
 

Tags: , ,