Cartas Urbanas — a luta pelo direito à cidade em Fortaleza (legendas em inglês)

Cartas Urbanas — a luta pelo direito à cidade em Fortaleza (legendas em inglês)

 

O Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (LEHAB/UFC) e o coletivo de mídia independente Nigéria divulgam o episódio 1 da websérie “Cartas Urbanas” com legendas em inglês. O objetivo é denunciar para a comunidade internacional a luta pelo direito à moradia e o direito à cidade em Fortaleza. O episódio intitulado “Comunidade em Ruínas” conta a história de Cássia que nasceu, cresceu e criou dois filhos nos Trilhos, bairro nobre de Aldeota. Com a obra do VLT, a família dela e outras foram removidas. Apesar disso tudo, a obra prometida para Copa da FIFA 2014 parou apenas na metade. Hoje, a comunidade e uma parte da vida de Cássia estão em ruínas.

A websérie “Cartas Urbanas” é mais um resultado do projeto “Planejamento urbano e direitos humanos no Brasil: implementação do direito à moradia e à cidade”, com patrocínio da Fundação Ford. O projeto é realizado em Fortaleza pela equipe do Laboratório de Estudos da Habitação da Universidade Federal do Ceará (LEHAB/­UFC), coordenada pelo Profº Renato Pequeno, integrante da Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles.

Cartas Urbanas, uma websérie sobre direito à cidade

A cidade de Fortaleza é o cenário e a dinâmica urbana embala a narrativa: a websérie documental Cartas Urbanas foi gravada em diferentes territórios da capital cearense e parte de cartas entre moradores e moradoras para propor uma análise crítica sobre as disparidades sociais e questionar: você tem direito à cidade?

As comunidades dos Trilhos, o Grande Bom Jardim e o Serviluz são as regiões retratadas nos primeiros três episódios da temporada de estreia. Com duração de 13 minutos, cada capítulo passeia entre depoimentos dos habitantes, dos militantes de movimentos sociais, de representantes do poder público e dos pesquisadores da academia, voltando à sala do LEHAB no departamento de Arquitetura e Urbanismo da universidade. É nesse entremeio de discursos que várias Fortalezas se desenham perante os olhos dos espectadores, expondo a irregularidade fundiária, a falta de acesso a serviços básicos e a ausência de políticas públicas que historicamente assolam a periferia das cidades brasileiras.

É nesse contexto de disputas pela terra e território para fins de moradia e pelo uso do espaço que as resistências coletivas emergem. Por meio da ampla e efetiva luta popular, comunidades permanecem em suas regiões e enfrentam o capital imobiliário na busca de desfrutar igualmente os benefícios que a cidade oferece. São esses defensores do direito à moradia digna que protagonizam a série Cartas Urbanas.

Cássia nasceu, cresceu, casou e criou dois filhos nos Trilhos, no bairro nobre Aldeota. Com a obra do VLT, a família dela e outra mais foram removidas. Apesar disso tudo, a obra prometida para Copa da FIFA 2014 parou apenas na metade. Hoje, a comunidade e uma parte da vida de Cássia estão em ruínas

Veja abaixo o vídeo “Comunidade em Ruínas”

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 07-09-2016 14:11:28

 

Tags: , ,