Balanço conceitual das publicações dos Cadernos Metrópole

No primeiro artigo da Revista Cadernos Metrópole n.43, “Os sentidos da metrópole: balanço conceitual com base nas publicações dos Cadernos Metrópole”, Olga Lucia Castreghini Freitas-Firkowski e Patricia Baliski analisam os sentidos da metrópole e propõem um balanço conceitual com base nos artigos veiculados pelo conjunto de números do periódico, em seus vinte anos de existência. 

Nesse balanço, são destacadas as matrizes teóricas, os principais conceitos e as metodologias que embasaram os textos ali publicados sobre a metrópole e sobre os processos de metropolização em sociedades contemporâneas, apontando os rumos e o alcance das análises realizadas. Conforme as autoras, a revista constituiu importante veículo de divulgação de pesquisas relacionadas às metrópoles e a seus temas mais relevantes, e seu escopo internacional possibilitou a publicação de autores de várias nacionalidades, com destaque para os textos sobre as metrópoles brasileiras.

Trata-se de trabalho detalhado e cuidadoso que permite refinar o olhar sobre a natureza do que vem sendo produzido no âmbito da revista, sobre metrópole e metropolização, e situar como os autores têm se posicionado diante dessa temática, ao longo do período analisado.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO

Palavras-chave: metrópole; metropolização; bibliometria; matriz teórico-conceitual; Cadernos Metrópole.
Keywords: metropolis; metropolization; statistical bibliometrics; theoretical-conceptual matrix; Cadernos Metrópole.

Resumo
O propósito deste texto é contribuir com a compreensão de como a metrópole e a metropolização têm sido abordadas conceitualmente nos textos publicados no periódico científico Cadernos Metrópole. Isso porque, além de ele ser um dos periódicos especializados nessa temática, completa, em 2019, duas décadas de ininterrupta publicação, abrangendo exatamente o período em que tais objetos readquirem um destacado vigor conceitual. Inicialmente, realizou-se um levantamento de cunho bibliométrico, identificando os conceitos mais utilizados nos textos publicados, o que foi complementado pela leitura dos textos e pela busca de referências da matriz teórico-conceitual que os orientou.

Abstract
The purpose of this text is to contribute to the understanding of how the metropolis and metropolization have been conceptually approached in the articles published in the scientific journal Cadernos Metrópole. This journal specializes in the metropolitan theme and has been published for two decades, without interruption, covering exactly the period in which this object regained a marked conceptual vigor. Initially, a bibliometric survey was carried out to identify the concepts most used in the published texts. This was complemented by the reading of the texts, searching for references of the theoreticalconceptual matrix that guided them.

 

Tags: , , , , ,