Avaliação da Trajetória dos Cursos de Capacitação de Conselheiros Municipais

A Diretoria do CNPq* aprovou o projeto de pesquisa Pedagogia urbana, espaços de autonomia: avaliação da trajetória dos cursos de capacitação de conselheiros municipais e agentes sociais sob coordenação da Profa. Dra. Rita de Cássia Lucena Velloso – integrante da Rede Nacional Observatório das Metrópole, coordenadora do Observatório de Políticas Urbanas da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas. O projeto de pesquisa visa avaliar em que medida, posteriormente à experiência de participação em curso de capacitação de conselheiros municipais e agentes sociais ministrado pelo OPUR/ProEx/PUC Minas,  se  dá a efetiva participação do público capacitado nos processos políticos de tomada de decisão de suas cidades. O trabalho, ancorado em metodologia de pesquisa qualitativa mediante amostra estatística, deverá inventariar os efeitos da realização e o alcance das metas do curso de capacitação em questão, por meio do conhecimento e da avaliação da trajetória e ações políticas de cada aluno, posteriores à participação no curso e considerando a série de cursos ministrados entre 2003 e 2010.

Objetivos específicos do projeto:

a) possibilitar o entendimento crítico dos desdobramentos da participação dos alunos dos cursos.
b) elucidar as articulações entre o conteúdo ministrado e o avanço nas experiências do público capacitado em direção à participação política em seu território urbano.
c) apontar novos procedimentos operativos para as estratégias metodológicas do processo de capacitação posto em jogo na oferta do curso.
d) realizar o aprofundamento do referencial teórico para as estratégias metodológicas do processo de capacitação posto em jogo na oferta do curso.
e) possibilitar o aprofundamento das estratégias compreensivas da relações interdisciplinares que demarcam a prática extensionista voltada ao planejamento e à gestão urbanos.

*Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

 

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