Congresso 20 anos: As Metrópoles as classes sociais

O INCT Observatório das Metrópoles divulga mais um destaque do Congresso “As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças”, que acontece no período de 3 a 7 de dezembro de 2018 no Rio de Janeiro, e marca os seus 20 anos de trajetória. A primeira mesa do evento tem como título “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”, e debaterá a estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos. A mesa contará com os convidados Maria do Livramento Clementino (UFRN), Márcio Pochmann (UNICAMP), Ermínia Maricato (USP) e André Singer (USP).

O Congresso do Observatório das Metrópoles 20 anos ainda está com o prazo aberto para submissão de trabalhos para os simpósios até o dia 30 de julho.

http://observatoriodasmetropoles.net.br/wp/prorrogado-prazo-para-submissao-de-trabalhos-congresso-20-anos/

Já a mesa “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração” tem algumas perguntas norteadoras da discussão:

— No contexto da inflexão ultraliberal que ocorre no Brasil e no mundo, como essas mudanças afetam a população dos excluídos?

— Como viabilizar a integração de um grupo que nunca esteve plenamente conectado com as políticas públicas diante da retração do Estado?

— Quais os cenários possíveis diante da obstinada defesa da eficiência do mercado em detrimento do desenvolvimento social do país?

Veja a seguir a currículo dos convidados:

MARIA DO LIVRAMENTO CLEMENTINO (UFRN)

Maria do Livramento Clementino é doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles (Coordenadora do núcleo Natal). Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Urbano. É autora de diversos textos acadêmicos, sendo um dos mais recentes o artigo “A (não) implementação do Estatuto da Metrópole na Região Metropolitana de Natal”, publicado no livro Brasil Metropolitano em Foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole editado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA) (clique aqui).

MÁRCIO POCHMANN (UNICAMP)

Márcio Pochmann é doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professor titular no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho. Entre 2007 e 2012 presidiu o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA). Tem experiência na área de Economia Social e do Trabalho e possui vasta publicação científica sobre os temas: emprego, educação, relações de trabalho, sindicalismo, políticas públicas sociais e mercado de trabalho. Seu último artigo “Estado e Capitalismo no Brasil: a inflexão atual no padrão das políticas públicas do ciclo político da Nova República” foi publicado na revista Educação & Sociedade (clique aqui).

ERMÍNIA MARICATO (USP)

Ermínia Maricano é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB), Ermínia já ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal. Seus principais temas de pesquisa são reabilitação urbana e habitação em áreas centrais, política públicas urbanas, questões fundiária e imobiliária, moradia social, gestão local e participação. Publicou recentemente o capítulo “The future of global peripheral cities” que compõe o livro Urban Latin America: Inequalities and Neoliberal Reforms editado por Tom Angotti (clique aqui).

ANDRÉ SINGER (USP)

André Singer é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor livre docente do departamento de Ciência Política da  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi coordenador e é pesquisador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania e foi secretário de Imprensa da Presidência da República de 2003 a 2007. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo. Tem experiência nos temas: Comportamento Eleitoral, Teoria Política Moderna e Classes Sociais. Publicou recentemente o artigo “The failure of the developmentalist experiment in three acts” na Critical Policy Studies (clique aqui).

Para mais informações acesse o site do Congresso 20 anos do Observatório das Metrópoles.

 

Tags: , , ,