ANPOCS 2018 — SPG39 Sociologia das cidades no século XXI

As transformações ocorridas nas últimas décadas, com a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo, tiveram grande repercussão no funcionamento das grandes cidades, em sua estrutura econômica, urbana, social e política. Para debater esse tema será realizado o Simpósio “SPG39 Sociologia das cidades no século XXI”, que integra o 42º Encontro Nacional da ANPOCS, que acontecerá no período de 22 a 26 de outubro de 2018, em Caxambu (MG).

O SPG39 conta com a coordenação de Rafael de Aguiar Arantes (UFBA/Observatório das Metrópoles) e Pedro Henrique Campello Torres (USP).

O objetivo do simpósio é discutir os fenômenos e desafios urbanos atuais a partir de temas relativos à política, economia e desenvolvimento urbanos, os fluxos, os processos de produção e reprodução das cidades, as desigualdades e o direito à cidade, segregação, mercantilização e privatização, a produção de conjuntos de habitação popular, o desenvolvimento suburbano, pobreza e violência nas periferias, entre outros processos, além de questões teóricas desse campo de estudos.

O painel busca assim abrir espaço para o debate de especialistas na temática urbana, com enfoque transdisciplinar e que estejam desenvolvendo pesquisas com essas agendas.

O debate sobre “crise urbana” remonta a uma história de longa duração, em um processo estrutural de constante transformação de nossas cidades, assim como da relação e interação entre os principais agentes envolvidos neste processo.

Para se inscrever no SPG39 Sociologia das cidades no século XXI, acesse o site da ANPOCS.

 

Tags: ,