ANPOCS/2013: A Metrópole na sociedade contemporânea

O Observatório das Metrópoles realizará, durante o 37º Encontro Anual da ANPOCS, o seminário temático “A Metrópole na Sociedade Contemporânea” a fim de refletir sobre o papel das grandes aglomerações urbanas na sociedade atual, e o modo como as metrópoles estão acumulando os efeitos mais dramáticos da crise social brasileira e latino americana. O seminário será dividido nos sub eixos – (i) aceleração da vida social e escalas da metrópole; (ii) novas formas de agrupamento territorial e seus impactos na estruturação social. A inscrição de resumos pode ser feita até o dia 02 de maio.

O Seminário Temático “A Metrópole na sociedade contemporânea” é uma iniciativa das professoras Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN) e Luciana Teixeira de Andrade (PUC Minas), ambas pesquisadoras do INCT Observatório das Metrópoles. O ST fará parte do programa do 37º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a ser realizado no período de 23 a 27 de setembro de 2013 na cidade de Águas de Lindóia (SP).

O ST é mais uma iniciativa do Observatório visando difundir o debate sobre o tema metropolitano. Dessa forma, o encontro terá como foco a análise da compreensão espaço-tempo na aceleracão da vida social; das múltiplas escalas da vida social na cidade; da sociabilidade nas novas formas de aglomeração que combinam concentração e dispersão, seus impactos nas interações sociais, na cultura, na vida política.

JUSTIFICATIVA

Nesta década, o tema metropolitano voltou para o centro dos debates sobre os problemas sociais e territoriais. A divisão social da metrópole pode expressar não apenas a espacialização da diferenciação social, mas também a segmentação da sociedade sob várias formas: do desemprego, das desigualdades sociais, da vulnerabilidade social, das populações vivendo nas ruas ou ocupando imóveis vazios, o aumento da violência, mas também a reconstrução de cidades deterioradas e os vários investimentos públicos e privados nos espaços centrais das grandes cidades etc. O ST priorizará pois, a discussão da questão social explicitada no território metropolitano e a ação de seus diferentes atores sociais. Em síntese, este ST busca retomar na ANPOCS o foco do tema metropolitano e avançar na análise de estudos e pesquisas que já haviam sido feitos pelo antigo GT “A metrópole e a questão social”.

RELEVÂNCIA DA PROPOSTA

O tema da metrópole associado a crise de sociabilidade que permeia o território metropolitano em seu cotidiano seja na América Latina, no Brasil ou no mundo, por si só justificaria o ST. Muitos são os pesquisadores e estudiosos debruçados sobre este tema atualmente. Sem falar em outros importantes grupos. Somente na Rede Observatório das Metrópoles, cujas pesquisas estão aglutinadas em torno do “INCT-Observatório das Metrópoles” estão associados em torno de 200 pesquisadores e 59 instituições disseminadas em 15 Núcleos no território nacional. Entretanto, sintetizamos a relevância da proposta na ideia  de que as temáticas e a produção científica do Observatório das Metrópoles e de outros  grupos de pesquisa e/ou pesquisadores isolados devam dialogar de modo a ampliar o entendimento das mudanças recentes na  organização social dos espaços metropolitanos no Brasil. Entendemos ser esta uma necessidade inadiável. Propomos duas  temáticas orientadoras para realizar um debate teórico e metodológico sobre o tema, no ST em 2013, uma vez que a proposição do formato ST é de duas sessões.

Sub Eixo I – Aceleração  da vida social e escalas da  metrópole

Sub Eixo II- Novas formas de agrupamento territorial e seus impactos da estruturação social

Para fazer a inscrição no Seminário Temático “A metrópole na sociedade contemporânea”, acesse o site da ANPOCS 2013.

 

Última modificação em 01-05-2013

 

Tags: , ,